― Advertisement ―

spot_img

Soja: produtores já podem se preparar para semeadura

Os agricultores que seguem as recomendações do Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC) — estudo que identifica regiões e épocas de menor risco climático para...

Procon-ES participa da Semana da Rastreabilidade na Ceasa-ES

O Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES) está participando da Semana da Rastreabilidade nas Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa-ES), que teve início nessa segunda-feira (18) e acontece até esta quinta-feira (21). A iniciativa, promovida pelo Ministério Público do Espírito Santo (MPES), em parceria com diversos órgãos, tem como objetivo educar produtores e comerciantes sobre a importância de seguir as normas de rastreabilidade.

Regulamentada pela Portaria Conjunta SEAG/SESA Nº 001-R/2017, a rastreabilidade é essencial para garantir a segurança alimentar dos consumidores. Ela permite acompanhar toda a trajetória dos produtos, desde o cultivo até a comercialização, identificando cada etapa da cadeia produtiva. É um direito básico do consumidor ter acesso a essa informação, conforme previsto no Código de Defesa do Consumidor.

A diretora-geral do Procon-ES, Letícia Coelho Nogueira, ressaltou a importância desse processo para a saúde e a segurança alimentar. “A rastreabilidade não apenas garante a qualidade dos alimentos, mas também possibilita identificar qualquer problema que possa surgir durante o processo de produção e distribuição”, ressaltou.

Para os consumidores, é essencial observar as embalagens dos produtos in natura, verificando se contêm etiquetas com informações, como nome do produto, nome do produtor, município e estado de origem. Investir em produtos que seguem padrões de rastreabilidade é investir na própria saúde e na da família.

Além de assegurar a qualidade dos alimentos, a rastreabilidade traz diversos benefícios, incluindo o valor agregado aos produtos, a segurança alimentar, a valorização das regiões produtoras, além da identificação rápida de problemas, caso ocorram.

Durante a Semana da Rastreabilidade na Ceasa-ES, o Procon-ES está atuando lado a lado com outros órgãos para conscientizar produtores, comerciantes e consumidores sobre a importância desse processo para uma alimentação mais segura e saudável.