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Psicólogas da Secretaria de Educação participam do XII Encontro do GT da Educação Especial

As psicólogas da secretaria de Educação, Fabricia dos Anjos e Chayenne Freitas, representaram o município de Barra de São Francisco no XII Encontro GT-Educação Especial: Construção das Diretrizes da Educação Especial, realizado nesta terça-feira (21), em Nova Venécia.

O evento, promovido pela União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-ES), tem como objetivo o estudo e análise do Documento Orientador da Educação Especial.

A pauta ainda propôs a reorganização das ações e estabeleceu a data do dia 2 de julho para o próximo encontro, quando pretende-se finalizar essa primeira etapa da construção desse documento.

O Grupo de Estudo é composto por pedagogos, psicólogos e secretários municipais de seis municípios do nosso estado: Aracruz, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Ecoporanga, Mucurici e Nova Venécia. Estes municípios vem demonstrando um forte compromisso com a inclusão e o aprimoramento das práticas educacionais voltadas para alunos com necessidades especiais.

Durante os encontros, a equipe de Barra de São Francisco contribuiu significativamente para as discussões, trazendo experiências práticas e desafios enfrentados no dia a dia das escolas municipais. Foram apresentados casos de sucesso na implementação de estratégias inclusivas, que serviram de exemplo para outros municípios. Além disso, a troca de ideias e a análise colaborativa do documento permitiram identificar pontos de melhoria e adaptar as orientações às realidades locais.

Segundo a Secretária de Educação, Delma Ker, a participação ativa de Barra de São Francisco, reforçou a importância de um trabalho conjunto e intermunicipal para o fortalecimento da educação especial e evidenciou o comprometimento do município em proporcionar uma educação de qualidade e inclusiva para todos os seus alunos.

“A partir dessas discussões, espera-se que as práticas educativas em Barra de São Francisco sejam ainda mais enriquecidas, promovendo o desenvolvimento integral e a inclusão efetiva de alunos com necessidades especiais na rede municipal de ensino.”, finalizou Delma.