― Advertisement ―

spot_img

Encapuzados roubam 140 sacas de café, 4 carros, e fazem família refém no Noroeste do ES

  Uma família viveu momentos de terror durante um assalto na zona rural de Governador Lindenberg, Noroeste do Espírito Santo. Cerca de 15 homens armados...

Escolas municipais terão energia solar com recursos do Funpaes

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) João Bastos, localizada no bairro Vila Gonçalves, passará a utilizar energia solar em breve. O governo do Estado destinou R$ 181.500.00, via Fundo de Parceria para o Fortalecimento da Aprendizagem no Espírito Santo (Funpaes), que alimenta o Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (PAES) para a implantação de Sistema de Microgeração de Energia Elétrica da Fonte Primária Solar (ON GRID), para atender a instituição de ensino.

Segundo a secretária municipal de Educação, Delma do Carmo Ker e Aguiar, o município participou do edital do Funpaes, por meio do qual o Governo do Estado destina recursos para os municípios melhorarem as condições de aprendizagem dos alunos, e teve os projetos de instalação de usinas em duas escolas do município aprovados, somando mais de R$ 300 mil em recursos.

As escolas municipais contempladas são EMEF João Bastos e a Escola Municipal de Ensino Fundamental em Tempo Integral (EMEFTI) Ozéias Rezende, sendo que a primeira a receber a instalação da usina no telhado da instituição, já confirmada pela Semed, será a EMEF João Bastos. Ambas produzirão energia para o próprio consumo e o excedente abastecerá outras escolas, como a EMEF Vicente Amaro da Silva, no bairro Campo Novo.

A empresa contratada para a execução do serviço é a Astrolar Technologie. De acordo com a secretária de Serviços Públicos Delegados de Água Potável, Esgoto, Internet e Energia Elétrica, Clauzenira Bueno Galhardo, ela vai acompanhar de perto a execução do serviço a ser implantado na escola João Bastos e, segundo o diretor da escola, Rodrigo Cirilo, o início da instalação está previsto para a próxima semana. O material já foi comprado e encontra-se na escola.

“Assim que o processo for homologado na EDP (Escelsa), o que acontecerá na próxima semana, a empresa chega para executar o serviço”, confirmou Clauzenira.

“Esta verba será de suma importância para a escola João Bastos. Mais uma vez queremos agradecer ao governador Renato Casagrande, pelos investimentos em nosso município”, disse o prefeito Enivaldo dos Anjos.

spot_img