― Advertisement ―

spot_img

Censo 2022: IBGE divulga tipos de domicílios coletivos, improvisados, de uso ocasional e vagos na Casa Brasil IBGE

Editoria: IBGE | Breno Siqueira O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta sexta-feira, 6, os dados referentes ao “Censo Demográfico...

Escolas municipais terão energia solar com recursos do Funpaes

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) João Bastos, localizada no bairro Vila Gonçalves, passará a utilizar energia solar em breve. O governo do Estado destinou R$ 181.500.00, via Fundo de Parceria para o Fortalecimento da Aprendizagem no Espírito Santo (Funpaes), que alimenta o Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (PAES) para a implantação de Sistema de Microgeração de Energia Elétrica da Fonte Primária Solar (ON GRID), para atender a instituição de ensino.

Segundo a secretária municipal de Educação, Delma do Carmo Ker e Aguiar, o município participou do edital do Funpaes, por meio do qual o Governo do Estado destina recursos para os municípios melhorarem as condições de aprendizagem dos alunos, e teve os projetos de instalação de usinas em duas escolas do município aprovados, somando mais de R$ 300 mil em recursos.

As escolas municipais contempladas são EMEF João Bastos e a Escola Municipal de Ensino Fundamental em Tempo Integral (EMEFTI) Ozéias Rezende, sendo que a primeira a receber a instalação da usina no telhado da instituição, já confirmada pela Semed, será a EMEF João Bastos. Ambas produzirão energia para o próprio consumo e o excedente abastecerá outras escolas, como a EMEF Vicente Amaro da Silva, no bairro Campo Novo.

A empresa contratada para a execução do serviço é a Astrolar Technologie. De acordo com a secretária de Serviços Públicos Delegados de Água Potável, Esgoto, Internet e Energia Elétrica, Clauzenira Bueno Galhardo, ela vai acompanhar de perto a execução do serviço a ser implantado na escola João Bastos e, segundo o diretor da escola, Rodrigo Cirilo, o início da instalação está previsto para a próxima semana. O material já foi comprado e encontra-se na escola.

“Assim que o processo for homologado na EDP (Escelsa), o que acontecerá na próxima semana, a empresa chega para executar o serviço”, confirmou Clauzenira.

“Esta verba será de suma importância para a escola João Bastos. Mais uma vez queremos agradecer ao governador Renato Casagrande, pelos investimentos em nosso município”, disse o prefeito Enivaldo dos Anjos.