A prefeitura de Barra de São Francisco, através da Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária, realizou a entrega do 2ª lote de títulos de Regularização Fundiária do ano de 2024, na Câmara Municipal, no bairro Irmãos Fernandes, na noite desta quarta-feira (04), com a presença do prefeito Enivaldo dos Anjos. O plenário da Câmara Municipal ficou lotado com a presença maciça dos beneficiados, familiares, parentes e amigos.
Foram entregues 130 títulos aos vários contribuintes, sendo contemplados moradores dos bairros Vila Landinha, Vila Vicente, Centro, Cruzeiro, Colina, Vila Santa Izabel, Vila Luciene, Irmãos Fernandes, Distritos de Monte Senir, Vargem Alegre, Vila Gonçalves e demais. Lembrando, que, com mais esta entrega chegou-se a marca de 264 títulos realizados de junho a novembro de 2024.
Lembrando que foi regularizado também pela referida secretaria o campo de futebol da sede do distrito de Vila Paulista, bem como o posto de saúde do distrito de Vila Santo Antônio. A secretária da pasta, Isabelly Justino, informou que na atual gestão do prefeito Enivaldo dos Anjos, com mais esta entrega realizada, o número de famílias beneficiadas passa a ser de aproximadamente 548.
E que após a criação da secretaria de Regularização Fundiária com essa entrega batemos a marca de 982 lotes devidamente registrados perante o cartório imobiliário desta cidade. “Essa ação é uma questão de cidadania, uma vez que a entrega desses documentos é de grande importância para o município e um sonho para as famílias beneficiadas que estão regularizando seus imóveis sem gastar nada. Iremos dar continuidade neste projeto, não só na sede, mas em todos os distritos do município”, disse o prefeito Enivaldo dos Anjos.
“Se os proprietários dos imóveis fossem arcar com todos os valores para aquisição dos títulos, pagaria uma quantia muito alta com advogados e cartório, mas pelo projeto, se o cidadão receber até 2 salários mínimos e se enquadrar nos demais requisitos, o título sai sem nenhum custo”, disse a secretária Isabelly Justino.
“Eu gostaria de convidar todos os contribuintes que são proprietários de imóveis (lotes) irregulares porque às vezes, eles pensam que os imóveis deles estão regulares porque eles têm um documento de compra e venda, isto é, um contrato, o que vale é o registro firmado no cartório de 1º Ofício, então se ele não tiver esse registro, não possui o lote escriturado com eventual imóvel averbado. Então eu convido todos que compareçam na sede da Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária para buscar melhores informações, porque alguns não sabem que nós fazemos esse trabalho, que é tão fácil de fazer, às vezes demora um pouco, mas a gente luta, o prefeito nos cobra o resultado e nós buscamos fazer o máximo que podemos”, esclarece Isabelly.