― Advertisement ―

spot_img

Preços médios da carne suína se mantiveram estáveis

Os preços do suíno se mantêm estáveis no início desta quinta-feira (25), com o quilo da carcaça suína especial cotado a R$ 11,70, em...

Secretaria das Mulheres fomenta o empreendedorismo feminino no ESX

Com um estande preparado para acolher e informar, no último final de semana a Secretaria Estadual das Mulheres (SESM) participou do Espírito Santo Innovation Experience (ESX) 2024, o maior evento de inovação e negócios do Espírito Santo, realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Espírito Santo (Sebrae/ES).

Nos três dias de evento, a SESM esteve presente distribuindo material informativo e batendo um papo com os visitantes sobre os projetos que a Secretaria executa, principalmente os de fomento ao empreendedorismo feminino. TEC Mulheres, Qualifica Mulher ES, Caravana Margaridas, entre outros, foram alguns temas abordados.

A secretária de Estado das Mulheres, Jacqueline Moraes, ressaltou a importância da participação da SESM no ESX. “Isso demonstra o compromisso do Governo do Estado com a promoção da participação feminina na área de tecnologia, um setor em constante crescimento e com grande potencial para o desenvolvimento social e econômico. Ao ocuparem espaços de destaque na área de tecnologia, as mulheres servem como modelos de inspiração para as novas gerações, demonstrando que elas também podem fazer a diferença nesse campo”.

Além disso, em um estúdio no estande da SESM aconteceram as gravações do Programa de rádio “Todas Elas”, com transmissão ao vivo, várias mulheres foram entrevistadas sobre diversos temas como: trabalho, tecnologia, políticas públicas, entre outros.

“Por meio de palestras, qualificações e programas de empreendedorismo, a Secretaria conecta mulheres com oportunidades na área de tecnologia. Sua presença nesse campo, que historicamente foi dominada por homens, é crucial para garantir a diversidade de ideias, perspectivas e experiências que impulsionam a inovação e o desenvolvimento tecnológico”, afirmou a gerente de Empreendedorismo, Inclusão Produtiva e Autonomia Econômica da SESM, Marjorie Saidel.

A maior participação das mulheres na tecnologia é fundamental para construir um futuro mais próspero e inclusivo para todos. Com mais diversidade nas equipes de desenvolvimento, as soluções tecnológicas serão mais representativas das necessidades e realidades da sociedade, beneficiando a todos.

Mulheres da Tecnologia

A Brasscom, Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais, através do Relatório de Inteligência e Informação (2022), mais de 50% da população do Brasil é de mulheres, porém a tecnologia é um setor majoritariamente masculino, com 69% dos contratados.

No setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), com mais de 1,1 milhão de profissionais, apenas 38,6% são mulheres. Em 2021 houve um aumento de 675.303 do número de profissionais masculinos, enquanto às profissionais femininas tiveram um aumento de 424.755.

Projetos voltados a mulher na tecnologia

O projeto “TEC Mulheres: Conectando Futuros” é dividido em três eixos e consiste em capacitar, formar, instruir e dialogar com mulheres capixabas e inserir a tecnologia na vida das empreendedoras e das mulheres que trabalham economia solidária e criativa.

A inclusão digital possibilita para as mulheres a produção e difusão do acesso a ferramentas digitais, com o principal objetivo de democratizar a tecnologia.

A Corte de Lovelace, por exemplo, é um projeto em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) voltado para o ensino de programação computacional e de robótica para meninas, por meio de oficinas presenciais apoiadas em ferramentas de ensino a distância.

Além disso, em parceria com Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a SESM realizará cursos de capacitação para empreendedoras. A qualificação será voltada para o marketing, o uso das redes sociais para vender produtos.

Para mais informações sobre os projetos: marjorie.seidel@mulheres.es.gov.br

 

Assessoria de Imprensa – SESM
Rafaela Maia
(27) 99749-9483
comunicacao@mulheres.es.gov.br