spot_img
spot_img

― PUBLICIDADE ―

Jovem de 18 anos está desaparecido no balneário de Guriri

Um jovem de 18 anos está desaparecido no balneário de Guriri, em São Mateus, no Norte do Espírito Santo. Yuri da Silva Araújo, natural...

Safra recorde mundial derruba ainda mais o preço do café

Os preços do café ficaram pressionados e se consolidaram baixos nas bolsas internacionais no fechamento desta sexta-feira (27).

O conilon, principal produto da agricultura do Espírito Santo, fechou em R$ 1.100,00 a saca, conforme o Painel do Café, serviço mantido por especialistas de Colatina.

Essa nova queda (quase 50% em relação ao melhor momento da entressafra) ocorreu após relatório do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) apontar que a produção mundial de café em 2025/26 deverá totalizar um recorde de 178,68 milhões de sacas, o que representa um aumento de 2,47% comparada a temporada anterior.

O documento do USDA destaca ainda que a colheita combinada de café Arábica e Robusta no Brasil deve aumentar em apenas 300 mil/sacas, chegando a 65 milhões em 2025/26.

“A colheita de Robusta deve ser 3,1 milhões de sacas maior, atingindo um recorde de 24,1 milhões, já que as boas chuvas favoreceram o desenvolvimento dos frutos nos principais estados produtores (Espírito Santo e Bahia)”, afirma o documento.

O relatório diz ainda: “Já a produção de arábica deve cair 2,8 milhões de sacas, chegando a 40,9  milhões, uma vez que a seca e as altas temperaturas em Minas Gerais e São Paulo afetaram negativamente a floração e o vingamento dos frutos”.

Já a produção do Vietnã nesta temporada deverá aumentar em 6,9% em relação ao ano anterior, para 31 milhões de sacas, a maior dos últimos 4 anos.

Também houve uma boa recuperação da produção na Indonésia, com um aumento estimado de 5,1% em relação ao ano anterior, totalizando 11,3 milhões de sacas, e uma safra recorde para Etiópia com 11,6 milhões de sacas, um aumento de 8,4% em relação a safra anterior.

De acordo com o consultor de Safras & Mercado, Gil Barabach, o mercado segue pressionado negativamente também com o avanço da colheita brasileira, com os trabalhos já superando a metade da nova safra.  (Da Redação com Notícias Agrícolas)

 

Safra recorde mundial derruba ainda mais o preço do café
spot_img
spot_img
spot_img