― Advertisement ―

spot_img

Covid-19: nova vacina começa a ser aplicada em PE

Assim como o vírus da gripe vai sofrendo mutações ao longo do tempo, o Sars-CoV-2, que causa a Covid-19, também. Por isso, a cada...

Projeto ES Digital leva mais conectividade e velocidade no acesso a dados e sistemas para órgãos estaduais no interior

Foto: Freepik

O Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) está atuando na expansão da rede de fibra óptica do Governo do Estado como gestor do projeto ES Digital. Essa iniciativa está levando internet de alta velocidade para órgãos estaduais no interior.  

Com isso, hospitais, delegacias, escolas, Ciretrans e outras repartições estaduais acessam uma estrutura com velocidade de 1 gigabit por segundo (Gbps), criando um cenário mais favorável para aumentar a produtividade e a agilidade na entrega dos serviços.  

Outro aspecto positivo é tornar mais eficientes os sistemas corporativos hospedados no Data Center do Estado, sediado no Prodest. Isso permite que os órgãos estaduais copiem rapidamente grandes volumes de dados, como backups, vídeos e fotos.  

Outra vantagem é possibilitar o acesso em tempo real às imagens de câmeras de videomonitoramento. A expansão da rede de fibra óptica do Governo ainda viabiliza o uso de telefonia VOIP e de videoconferências, contribuindo positivamente para a redução de custos.  

O projeto também permite diminuir despesas com contratos de links de Internet, com o compartilhamento dos links dedicados, contratados pelo Prodest. Assim, não há necessidade de cada repartição conectada contratar um link de Internet com a operadora local, gerando economia de recursos públicos e uma melhora na qualidade da conexão.  

A rede de fibra óptica governamental tem como uma das principais características aperfeiçoar a arrecadação fiscal e o acompanhamento dos processos administrativos e judiciais. Além disso, está presente em mais de 40 municipios capixabas. 

Avanços

Um exemplo dos avanços da rede de fibra óptica do Governo do Estado é a Penitência Estadual de Vila Velha 6, localizada no complexo de Xuri, em Vila Velha. A unidade tem acesso à rede de alta velocidade, permitindo aos servidores da Secretaria da Justiça (Sejus) acessarem sistemas corporativos hospedados no Data Center do Estado, localizado no Prodest.

 “A rede de fibra óptica contribui para a realização de teleaudiências, em que os presos interagem com membros do Poder Judiciário. Sem dúvida, isso proporciona mais economia para o Estado e segurança para os detentos, que não precisam se deslocar para os fóruns”, explicou o gerente de TI da Sejus, Rodolfo Pericles Nascimento.

Para o diretor-geral do Prodest, Marcelo Cornélio, a expansão da rede de fibra óptica do Governo é imprescindível para efetivar a transformação digital do setor público no Estado. “A partir de uma infraestrutura tecnológica mais robusta, temos uma utilização mais eficiente de sistemas e serviços que visam melhorar o atendimento à população”, afirmou.

 

Como solicitar uma patente?