― Advertisement ―

spot_img

Ex-alunos da Rede Estadual se tornam professores diante das oportunidades geradas pela Educação capixaba

“A Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo”. A frase de Paulo Freire exemplifica o caminho trilhado por dois ex-alunos da Rede Pública Estadual de Ensino. Hoje, Aisha Jureswski e Henrique Gabriel Braz Giacomim, professores de Língua Inglesa e Educação Física, respectivamente, já colhem os frutos semeados quando ainda eram estudantes e estavam em sala de aula. Atualmente, são eles que ensinam os jovens estudantes da rede a irem em busca da chave, que é o conhecimento, e, assim, terem portas abertas por meio da educação.  

“Venho de uma família humilde, que sempre me mostrou que a educação era a saída para o futuro. A educação me deu a base para ser a pessoa que sou hoje, me ensinou que existe uma esperança de ser melhor a cada dia”, afirmou Gabriel Giacomim, que começou a lecionar em 2022 na Rede Estadual de ensino, mas, antes, além de aluno, também foi atleta dos Jogos na Rede e, hoje, é técnico consultor dos jogos na Superintendência Regional de Educação (SRE) de Colatina. 

O profissional ainda enfatizou que busca mostrar para os alunos que, para além de conteúdo, a educação molda o caráter. “A forma que encontrei de passar o conhecimento adiante é dando o melhor exemplo possível. Sempre que tenho a oportunidade tento alavancar os sonhos dos alunos, com muito incentivo e tentando ajudar o máximo possível no passo a passo para as oportunidades. Meu conselho é:  nunca será fácil, mas a vida sempre nos surpreende. À medida que vamos crescendo em aprendizado, nos profissionalizando, as oportunidades aparecem e cabe a nós aproveitar o máximo. Então faça o que te faz feliz e tenha educação como sua principal aliada”, disse.

Outra história semelhante é da Aisha Jureswski, professora da Escola de Estadual de Ensino Médio Colégio Estadual, em Vitória. Ela enfatiza que a educação deu oportunidades que jamais teria. “Por meio da escola, eu tive acesso a um curso de idiomas, um intercâmbio (eu fui da primeira turma de seis pessoas que foram para o Canadá em 2010). O que me proporcionou uma educação superior e hoje em dia uma profissão que é também uma vocação. A educação me trouxe oportunidades de contato com outras culturas e realidades”, destacou. 

Aisha Jureswski conta que lecionar é algo desafiador, porém é a chance de oportunizar experiências e desenvolver aprendizados, além de também aprender com estudantes. “Acredito que alunos precisam apenas de oportunidades para realizar seus planos. Para eles, eu aconselho a aproveitar as oportunidades disponibilizadas pelo Estado e também a criar as suas próprias oportunidades”, sugeriu. 

Educação capixaba 

É com foco em resultados como estes que a Secretaria da Educação (Sedu) desenvolve diversas ações, como o Programa Intercâmbio Estudantil. Na última edição, em 2023, 150 bolsas foram ofertadas e os alunos contemplados com bolsas de estudos para os Estados Unidos, Canadá e Chile. Já os Jogos na Rede englobam ações esportivas e culturais entre os estudantes do Ensino Médio das escolas da Rede Estadual de Ensino. A ação visa também à formação para a cidadania. 

Outras frentes de atuação com foco no desenvolvimento pedagógico são o Programa Sucesso Escolar, que, no ano passado, atendeu a mais de mil alunos, assegurando, assim, a progressão da aprendizagem e a continuidade dos estudos. Também há o Programa de Fortalecimento da Aprendizagem, com alunos atendidos em todo o Estado, visando a mitigar as dificuldades de aprendizado em Língua Portuguesa e Matemática, bem como o Curso Preparatório para o Enem, destinado aos alunos da 3ª série do Ensino Médio, para que estejam aptos a realizarem o exame. 

Dia da Educação 

O Dia Internacional da Educação é celebrado no próximo domingo (28). A celebração foi instituída no ano de 2000, durante o Fórum Mundial de Educação, evento que reuniu líderes mundiais para debater assuntos relacionados ao tema e para definir metas a serem atingidas pelos países nessa área.

 

Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br