― Advertisement ―

spot_img

Homem marcou encontro após briga para matar jovem em São Mateus, diz denúncia do MPES

 

A Rede Notícia teve acesso, com exclusividade, à denúncia ofertada pelo Ministério Público (MPES)  à Justiça contra Paulo Henrique Barbosa Ribeiro, de 31 anos, vulgo “Alemão”, acusado de matar o jovem Vitório Augusto Costa de Almeida Pinheiros, de 19 anos, ocorrido no dia 3 de novembro do ano passado, em São Mateus, no Norte do Espírito Santo, destaca o repórter Wilson Rodrigues, da Rede Notícia.

O assassino foi preso no dia 20 de março deste ano, na cidade de Alcobaça, na Bahia.  Segundo a denúncia do MPES, Vitório estava na casa de uma mulher em São Mateus onde estava acontecendo uma festa na madrugada do dia 3 de novembro de 2023. A vítima teria se desentendido com a mulher, “com ocorrência de agressões recíprocas” quando a mulher tentou esfaquear Vitório, vindo a atingir uma terceira pessoa. Após a briga, quando Vitório  já havia saído da residência, chegou ao local Paulo Henrique Barbosa Ribeiro, conduzindo uma motocicleta Bros de cores vermelha e branca. Ele perguntou aos presentes o que havia acontecido e quem estava envolvido. “Ao tomar conhecimento da briga, decidiu matar Vitório”, cita o MPES, na denúncia.

“Nesse contexto, o Paulo Henrique deixou o endereço conduzindo a motocicleta e, por meio de uma ligação telefônica, combinou um encontro com Vitório, atraindo-o ao local do crime. Ao se aproximar da vítima, que o esperava no lugar combinado, o denunciado, de surpresa, efetuou diversos os disparos de arma de fogo, matando-a”, detalha a denúncia. Vitório foi executado com tiros na cabeça.

De acordo com a denúncia do MPES,  o crime foi praticado por motivo torpe, como demonstração de poder visando o domínio do tráfico de drogas local. ‘Tratou-se ainda de crime perpetrado por motivo fútil, como retaliação em decorrência de desentendimento entre a vítima e a mulher’, detalha o MP, que segue, dizendo que o “crime foi perpetrado mediante dissimulação, pois a vítima foi atraída ao local do crime por meio de ligação telefônica”. Por fim, a denúncia aponta que o crime bárbaro foi cometido com recurso que dificultou a defesa do rapaz, atacado de surpresa, quando encontrava-se sozinho, alvejado por diversos disparos de arma de fogo. Paulo Henrique Barbosa Ribeiro, de 31 anos, foi denunciado por homicídio triplamente qualificado.

O corpo de Vitório Augusto Costa de Almeida Pinheiros, foi encontrado no início da manhã do dia 3 de novembro do ano passado, na Estrada do Nativo, próximo à entrada do bairro Liberdade, em São Mateus. O crime chocou o município. A Polícia Militar informou na época que a vítima foi assassinada com tiros na cabeça. A Rede Notícia já havia antecipado, no dia do crime, que entre as hipóteses em apuração pela Polícia Civil, estavam crime de ódio em razão da condição sexual da vítima, e também execução a mando do tráfico de drogas.

Imagens recebidas pela reportagem na época mostram o corpo do rapaz caído na estrada.  É possível ver sangue ao redor da face e alguma marcas nos braços do jovem. As imagens são fortes.