Na proxima terça-feira (29), acontece o Dia Mundial do Combate ao Acidente Vascular Cerebral (AVC), uma data importante para alertar a população sobre os riscos da doença. O AVC afeta gravemente milhares de brasileiros todos os anos, podendo levar à morte ou causar incapacidade permanente.
Para marcar a data e promover conscientização, o Hospital Estadual Central – Dr. Benício Tavares Pereira (HEC), referência no atendimento a AVCs no Estado, realizará no próximo dia 29 uma ação no Parque Moscoso, no Centro de Vitória, das 8h às 13h. Durante o evento, serão ofertados serviços de aferição de pressão arterial, teste de glicemia e orientações sobre saúde e prevenção de AVC.
Profissionais de saúde estarão presentes para conversar com a população sobre os principais fatores de risco e como identificar os sintomas do AVC. O diagnóstico precoce é crucial, pois o tratamento imediato pode minimizar danos e aumentar as chances de recuperação.
Hospital Estadual Central – Referência no Tratamento de AVC
O HEC é uma das principais unidades de atendimento a pacientes com AVC no Espírito Santo. Desde janeiro deste ano, a unidade já atendeu mais de 2.500 pessoas que sofreram esse tipo de acidente vascular.
O hospital oferece tratamentos comprovadamente eficazes, como a trombólise venosa e a trombectomia mecânica. Esta última, que consiste na remoção do coágulo que bloqueia o fluxo sanguíneo no cérebro, é realizada apenas em alguns hospitais públicos do Brasil, e o HEC é pioneiro na oferta desse procedimento no Sistema Único de Saúde (SUS) capixaba. Nos últimos 15 anos, o hospital já realizou mais de 1.500 trombólises e mais de 1 mil trombectomias mecânicas.
Além disso, o hospital dispõe de neurologistas e neurocirurgiões em plantões presenciais 24 horas por dia para atender casos de AVC. A instituição também conta com uma equipe multidisciplinar, composta por enfermeiros, técnicos de enfermagem, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, assistentes sociais, psicólogos, entre outros, assegurando um cuidado integral e especializado aos pacientes.
Em 2024, o HEC ampliou sua assistência com a introdução de consultas ambulatoriais de neurologia, voltadas para o acompanhamento dos pacientes durante o primeiro ano, após a internação por AVC, garantindo uma continuidade no tratamento e prevenção de complicações.