― Advertisement ―

spot_img

Posso tomar a vacina contra a dengue?

Atualmente, existem duas opções de vacina para dengue aprovadas pela Anvisa no Brasil. A Dengvaxia, da Sanofi, e a Qdenga, da empresa chamada Takeda....

Sílabas & Sons: Conceição Evaristo e Leila Maria se encontram no Parque Cultural Casa do Governador

A linguista e escritora Conceição Evaristo e a multiartista Leila Maria são as próximas atrações do projeto Sílabas & Sons. O bate-papo musical, conduzido pelo professor decano da PUC-Rio Júlio Diniz, com participação especial da Orquestra Jovem Capixaba, acontece no próximo dia 21, às 19h30, no Parque Cultural Casa do Governador, em Vila Velha.

Os ingressos poderão ser retirados gratuitamente pela plataforma Sympla a partir da próxima segunda-feira (13). Além disso, o Sílabas & Sons incentiva a ação solidária de doação de 1kg de alimento não perecível por participante, que será destinado às entidades sociais de atendimento às crianças e adolescentes de Vila Velha.

Conhecida por obras como “Olhos d’água”, “Ponciá Vicêncio” e “Macabéa Flor de Mulungu”, Conceição Evaristo é uma renomada romancista, poetisa e contista. Sua literatura se destaca pelo empoderamento feminino e pela denúncia veemente da discriminação racial. Homenageada em diversas feiras literárias, em 2022 ela assumiu a Cátedra Olavo Setúbal na Universidade de São Paulo (USP). Em 2023, foi reconhecida com o Prêmio Juca Pato como Intelectual do Ano e, recentemente, tomou posse na Academia Mineira de Letras (AML).

Leila Maria, por sua vez, soma mais de 30 anos de carreira como jornalista, cantora, compositora e professora. A talentosa artista carioca foi vice-campeã do “The Voice +” em 2021, colaborando na cena musical com ícones como Ed Motta, com quem compartilhou uma faixa do álbum “Dwitza” (Universal, 2001). Seu mais recente lançamento, o álbum “Ubuntu” (2022), conta com participações especiais de Maria Bethânia e da pianista Maíra Freitas, filha de Martinho da Vila e irmã de Mart’nália.

Os encontros proporcionados pelo Sílabas & Sons são oportunidades incríveis para explorar o universo da literatura ao som de boas músicas e conversas envolventes. Além disso, o público terá a oportunidade de compreender a trajetória e os talentos de duas personalidades marcantes da cultura brasileira, cujas carreiras são verdadeiramente multifacetadas.

O Sílabas & Sons é uma realização da Aurum Produção e Eventos, com patrocínio master do Instituto Cultural Vale, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura (MinC), em parceria com o Governo do Estado do Espírito Santo e o Governo do Estado de Minas Gerais.

Conhecido por oferecer um ambiente único de bate-papo com personalidades renomadas das artes nacionais, o projeto é conduzido por Júlio Diniz, decano do Centro de Teologia e Ciências Humanas da PUC-Rio e responsável pela curadoria do Sílabas & Sons.

Participação

A Orquestra Jovem Capixaba é composta por diversos jovens e adolescentes, músicos em formação profissional, mas já com vasta experiência no mercado local. A iniciativa une a música de câmara e sinfônica com estilos urbanos, como samba, rap, pop e funk, entre outros, sendo desenvolvida em áreas de vulnerabilidade social na região da Grande Vitória.

A iniciativa conjunta da TonoBooks Produções Ltda e do Instituto Cultura Viva tem transformado a vida de crianças e adolescentes das principais comunidades da Grande Vitória. Juntos, realizam diversos projetos com jovens e adolescentes sob a coordenação do presidente e maestro Eduardo Lucas, referência nacional em orquestras e ensino musical.

Sílabas & Sons

Desde 2022, o projeto já recebeu milhares de pessoas e promoveu encontros com renomados artistas e o público – Zezé Motta, Toni Garrido, Leila Maria, Elisa Lucinda e Jorge Vercillo, entre outros – no Museu Boulieu, em Ouro Preto, e no Museu de Mariana, rota do turismo histórico de Minas Gerais.

A cada encontro mensal, o Sílabas & Sons aproxima o público da trajetória de nomes consagrados por meio de um bate-papo descontraído entremeado de performances e canções. É um convite para que o público se aproxime da trajetória desses artistas, suas histórias de vida, curiosidades sobre a carreira, revelando suas opiniões e valores, possibilitando o diálogo direto, dinâmico e produtivo com o público.

Ao contar com a mediação de Júlio Diniz, pesquisador, ensaísta e professor decano da PUC-Rio, o projeto tem como objetivo ampliar a compreensão da trajetória bem-sucedida, mostrando também o trabalho árduo que acontece por trás dessas carreiras, desmitificando muito da aura que cerca a profissão do artista.

Sobre o patrocinador

Instituto Cultural Vale acredita que a cultura transforma vidas. Por isso, patrocina e fomenta projetos em parcerias que promovem conexões entre pessoas, iniciativas e territórios. Seu compromisso é contribuir com uma cultura cada vez mais acessível e plural, ao mesmo tempo em que atua para o fortalecimento da economia criativa.

Desde a sua criação, em 2020, já esteve ao lado de mais de 800 projetos em 24 estados e no Distrito Federal, contemplando as cinco regiões do país. Entre eles, uma rede de espaços culturais próprios, patrocinados via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com visitações gratuitas, identidades e vocações únicas: Memorial Minas Gerais Vale, em Minas Gerais; Museu Vale, no Espírito Santo; Centro Cultural Vale Maranhão, no Maranhão; e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás, no Pará.

Serviço:

Sílabas & Sons, com Conceição Evaristo e Leila Maria

Participação da Orquestra Jovem Capixaba

Data: 21/05 (terça-feira)

Horário: às 19h30

Local: Parque Cultural Casa do Governador, Rua Santa Luzia, Praia da Costa, Vila Velha

Ingressos solidários disponíveis na Plataforma Sympla

Retiradas a partir da próxima segunda-feira (13)