― Advertisement ―

spot_img

Preços médios da carne suína se mantiveram estáveis

Os preços do suíno se mantêm estáveis no início desta quinta-feira (25), com o quilo da carcaça suína especial cotado a R$ 11,70, em...

Batalhão de Polícia de Trânsito divulga resultado das ações do Maio Amarelo 2024

O Maio Amarelo é um mês dedicado ao despertar de consciências, trazendo à luz a importância da mudança de comportamento, em qualquer papel que cada um de nós desempenha todos os dias ao sairmos de casa, seja enquanto pedestre, ciclista, motociclista ou condutor de veículos automotores.

Pensando nisso, o Batalhão de Polícia de Trânsito desenvolveu e participou de várias ações integradas às outras agências fiscalizadoras e do próprio DETRAN, autoridade executiva máxima em nosso Estado.

Foram ministradas palestras em diversas empresas, interessadas na conscientização de seus públicos. Abrimos também espaço à visitação de 40 estudantes do Curso de Direito de uma faculdade privada de Vila Velha.

Além das ações educativas, planejamos e participamos de diversas operações de fiscalização, inclusive específicas, como o caso dos ciclomotores elétricos, em resposta a uma demanda reiterada de cidadãos que se sentem inseguros em compartilhar calçadas e ciclovias com ciclomotores elétricos, cuja condução exige obediência às normas de trânsito, entre elas a habilitação na categoria A, circulação na pista de rolamento e uso dos equipamentos de segurança.

Foram desenvolvidas 52 operações, que resultaram em 7979 abordagens, 334 veículos removidos e 2768 autos de infração confeccionados.

Sem esquecer de um dos principais fatores de risco no trânsito, a alcoolemia ao volante também foi foco nas operações: foram 4041 testes de alcoolemia realizados e outros 539 motoristas que se recusaram a serem submetidos ao teste, gerando as penalidades previstas pelo CTB: 12 meses de suspensão da CNH, multa de quase R$ 3 mil e retenção do veículo até a apresentação de condutor apto a dirigir.

Outros números de destaque foram os 175 inabilitados flagrados e 14 pessoas detidas por embriaguez (3), posse/uso de drogas (10) e porte ilegal de arma de fogo (1).

Além das ações repressivas, o viés de educação para o trânsito continuará durante todo ano, seja através de palestras ou dos vídeos disponibilizadas no novo canal do Batalhão de Trânsito no YouTube, o BPTran Responde, que aborda temas relacionados à segurança viária e comportamento seguro.