― Advertisement ―

spot_img

Ibovespa recua 0,82% e está cotado aos 124.615 pontos

O índice da bolsa de valores brasileira (Ibovespa) começou as negociações desta sexta-feira (24) cotado aos 124.615 pontos. O patamar foi registrado após queda...

Dia Internacional da Educação: Tempo Integral gera sonhos para novas oportunidades

jovem Sueny Stefany Lemes Magalhães, de 17 anos, que cursa a 3ª série do Ensino Médio na Rede Pública Estadual de Ensino, já vislumbra uma carreira profissional na área do Direito para atuar como juíza federal. Força de vontade e incentivo não faltam para ela, que estuda na modalidade de Tempo Integral. Com a proximidade do Dia Internacional da Educação, celebrado no domingo (28), a estudante acredita na educação como uma oportunidade que gera sonhos, abre portas e que pode mudar vidas. 

“Na minha perspectiva, é de extrema importância receber um ensino de qualidade. Isso muda completamente a minha visão de mundo e me ajuda a desenvolver meu senso crítico, além de aprimorar meus conhecimentos sobre diversos temas”, afirmou Sueny Magalhães, aluna do Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio de Tempo Integral (CEEFMTI) Professor José Leão Nunes, que é uma das 184 escolas dessa modalidade de ensino na Rede Estadual. 

A modalidade de Tempo Integral, segundo a estudante, torna mais dinâmica a aprendizagem. “É uma virada de chave em um ambiente onde uma jovem adolescente, sem planos para o futuro, começa a desenvolver seu projeto de vida e entende que é protagonista da própria história. É onde também estudo matérias diversificadas e posso desenvolver minha individualidade e autonomia”, destacou a estudante. 

Nesse contexto de oportunidades geradas pela Educação, vale lembrar a evolução da modalidade de ensino de Tempo Integral na Rede Estadual com foco na formação dos estudantes. Neste ano, por exemplo, a Rede Pública Estadual de Ensino do Estado chegou à marca de 184 escolas de Tempo Integral. Um salto significativo, desde 2019, com a criação de 152 novas escolas pelo Governo do Estado. 

A gerente de Educação em Tempo Integral da Sedu, Mayara Lima Cândido, destacou que essa modalidade de ensino é uma estratégia eficaz para ampliar as oportunidades de aprendizado e desenvolvimento dos estudantes. “Ao proporcionar um ambiente educacional mais completo e abrangente, com atividades curriculares diversificadas, suporte acadêmico e social, essa modalidade cria as condições ideais para que os jovens possam explorar seus interesses, adquirir habilidades essenciais e construir um projeto de vida sólido, preparando-os para enfrentar os desafios do mundo moderno com confiança e habilidades necessárias”, pontuou. 

Guia de Oportunidades 

Para intensificar ainda mais as ações que geram oportunidades nas escolas estaduais, a Sedu desenvolveu o “Guia de Oportunidades para o Estudante do Ensino Médio Capixaba”, que oferece informações sobre diversas oportunidades proporcionadas não apenas pela Sedu, mas também por outras instituições, permitindo que o estudante explore interesses e desenvolva habilidades. 

O material reúne informações sobre uma variedade de oportunidades, como o Programa de Estágio da Sedu, Centro Estadual de Idiomas (CEI), Intercâmbio Jovens Embaixadores, Pré-Enem, Plataforma de Correção de Redação por IA, Jogos Na Rede, Programa Qualificar ES, Plataformas de cursos on-line gratuitos em Libras, Eventos Estudantis: olimpíadas, feiras e mostras, ações nas áreas da cultura e esportes, além de diversas informações sobre o ingresso no Ensino Superior e oportunidades de desenvolvimento acadêmico e profissional. O recurso está disponível em formato PDF com links interativos, podendo também ser impresso e disponibilizado aos estudantes.

Acesse AQUI – Guia de Oportunidades para o Estudante do Ensino Médio Capixaba

Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br