spot_img
spot_img

― PUBLICIDADE ―

Homem morre em acidente entre duas motos em cidade do Norte do ES

Um homem de 69 anos, identificado como Telmo Assis Cazelli, morreu após se envolver em um acidente entre duas motocicletas na tarde de terça-feira...

Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe começa nesta segunda-feira (25)

A partir da próxima segunda-feira (25), a Prefeitura de Barra de São Francisco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, junta esforços com a Secretaria de Saúde do Governo do Estado e o Ministério da Saúde para lançar a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. O início antecipado da campanha, devido ao aumento da circulação de vírus respiratórios no país, visa a proteção da população contra essa infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório e é altamente transmissível.

A semana de vacinação acontece de segunda à sexta-feira, das 08h às 16h, nas unidades de Saúde do Pavilhão, Vila Landinha e Irmãos Fernandes.

O objetivo da campanha é reduzir as complicações, internações e mortalidade associadas às infecções pelo vírus da influenza. Tradicionalmente realizada entre abril e maio, a campanha deste ano começa em março devido ao aumento da circulação de vírus respiratórios.

Desde 1999, a estratégia de vacinação contra a influenza faz parte do Programa Nacional de Imunizações (PNI), visando reduzir internações, complicações e óbitos relacionados à doença. Em Barra de São Francisco, até a Semana Epidemiológica (SE) 11, foram notificados 26, já no restante do Estado, 546 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por influenza, com 30 casos confirmados e 2 óbitos.

A vacina trivalente utilizada é atualizada anualmente para proteger contra as principais cepas de vírus em circulação no país. Mesmo aqueles que receberam a vacina no ano anterior são incentivados a atualizar o esquema vacinal, dada a importância dessa medida preventiva. As cepas incluídas nas vacinas deste ano são: Influenza A/Victoria/4897/2022 (H1N1) pdm09; Influenza A/Thailand/8/2022 (H3N2); e Influenza B/Austria/1359417/2021 (B/linhagem Victoria).

Podem se vacinar:

– Crianças de 6 meses a menores de 6 anos;

* Crianças indígenas de 6 meses a menores de 9 anos;

* Trabalhadores da Saúde;

* Gestantes;

* Puérperas;

* Professores dos ensinos básico e superior;

* Povos indígenas;

* Idosos com 60 anos ou mais;

* Pessoas em situação de rua;

* Profissionais das forças de segurança e de salvamento;

* Profissionais das Forças Armadas;

* Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade);

* Pessoas com deficiência permanente;

* Caminhoneiros;

* Trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso);

* Trabalhadores portuários;

* Funcionários do sistema de privação de liberdade;

* População privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).

spot_img
spot_img
spot_img