― Advertisement ―

spot_img

Guia Prático para Ser uma Pessoa Mais Calma

Se você se sente sobrecarregado, estressado ou ansioso, este guia prático foi elaborado para ajudá-lo a desenvolver técnicas eficazes para lidar com os desafios...

Descobrindo os prédios de SP que contam a história da cidade

Com a ajuda das redes sociais, construções ganham ainda mais projeção e papel nas rotas turísticas e de lazer da cidade.

O Brasil é repleto de edifícios e de outras construções que carregam boa parte da história do país, muitos deles em uso ainda hoje. Encontrar um hotel em São Paulo é algo fácil para quem busca ficar pertinho de algumas dessas construções, que além de desenharem o visual da cidade, oferecem programação diversa para turistas e habitantes.

Nos últimos anos, um novo conceito imobiliário vem ganhando espaço em centros urbanos como São Paulo: o retrofit. Nele, edifícios antigos e sem uso são repaginados, atraindo pessoas para regiões como o centro, apostando no uso variado dos espaços. 

Conheça, a seguir, alguns dos prédios de São Paulo que contam a história da cidade em cada tijolo e o papel cultural desses espaços ao longo do tempo e confira dicas de como aproveitar as atividades oferecidas por muitos deles. A programação pode variar conforme a época, especialmente nos locais que oferecem atividades agendadas.

Edifício Martinelli

Localizado no coração de São Paulo, paralelo ao Vale do Anhangabaú, o Edifício Martinelli é um dos ícones da cidade. Construído em 1924, foi um marco por ser, até então, o prédio mais alto da América Latina, abrigando a residência do seu criador na cobertura.

Com o tempo, o edifício foi perdendo seu status, passando por um período de decadência e degradação. Atualmente, está em processo de reforma e recebe eventos como festas noturnas, desfiles de moda e visitas culturais na sua cobertura tão cobiçada pelos paulistanos.

Masp

Considerado um dos principais cartões postais da cidade e um ícone da arquitetura modernista no Brasil e no mundo, o Masp é outro prédio repleto de história. Fundado no fim da década de 1940, o museu foi idealizado pela arquiteta Lina Bo Bardi, abrigando coleções de arte dos principais artistas do mundo, além de receber eventos importantes. 

Uma das principais características dessa construção é o vão livre, integrado à Avenida Paulista, que já foi palco de manifestações históricas, shows, mostras de cinema ao ar livre e continua a ser o espaço da tradicional feira de artesanato e antiguidades de domingo. O vão é um dos poucos que ainda estimula a ocupação dos espaços públicos na cidade, ideia defendida nos projetos de Lina.

Cinemateca Brasileira

Tombado como patrimônio histórico e cultural da cidade de São Paulo, o núcleo de prédios de estética industrial que abriga a Cinemateca Brasileira merece estar nessa lista. Abrigando acervos de filmes, fotografias e outros arquivos audiovisuais de diferentes épocas, o espaço é fundamental para entender a evolução da arte do cinema no Brasil.

Copan

Projetado por Oscar Niemeyer, o edifício Copan, na região central da cidade de São Paulo, dispensa apresentações. Seu formato curvilíneo, o grande número de apartamentos e a sua integração com a cidade são apenas alguns dos fatores que justificam sua importância para São Paulo.

Até hoje é considerado um dos projetos mais ousados de arquitetura, tanto pela sua proporção de tamanho, quanto pela ideia original de reunir hotel, residências, comércio, escritórios e outros tipos de atividades em um mesmo prédio. Literalmente projetado para ser uma cidade vertical, o Copan reflete muito bem o espírito de São Paulo.

Theatro Municipal

Muito próximo do edifício Martinelli, servindo de portal de entrada para o Vale do Anhangabaú, o Theatro Municipal é outro prédio da cidade de São Paulo que merece menção honrosa. Palco da Semana de Arte Moderna de 1922, o prédio possui mais de 100 anos e foi inspirado na arquitetura da icônica Ópera de Paris.

Sesc 24 de Maio

Inaugurado em 2017 e projetado pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha, o prédio do Sesc 24 de Maio é um exemplo de arquitetura contemporânea e tem papel importante na cidade. Abrigando uma piscina na sua cobertura, com passagens que integram a calçada do centro com o térreo do edifício, ele reflete a discussão sobre uso dos espaços públicos em uma das regiões mais movimentadas da cidade.