spot_img
spot_img

― PUBLICIDADE ―

DÓLAR: moeda fecha último pregão em queda e acompanha movimento internacional

O dólar encerrou o último pregão em queda de 0,64%, cotado a R$ 5,21. O movimento acompanhou o cenário externo, marcado pela desvalorização da...

Bodyscans e raios-X de última geração vão reforçar a segurança nas unidades prisionais do Espírito Santo

As unidades prisionais do Espírito Santo receberão um reforço na segurança com a aquisição de bodyscans de radiação ionizante para inspeção corporal e de aparelhos de raio-X.

O investimento faz parte do Programa de Ampliação e Modernização do Sistema Prisional (Moderniza-ES) da Secretaria da Justica (Sejus), financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O bodyscan  de radiação ionizante permite detectar o que a pessoa revistada carrega, tanto dentro do corpo quanto escondido nas roupas ou em objetos pessoais, possibilitando identificar drogas, armas e outros itens ilícitos em qualquer ambiente protegido. Já o raio-x utiliza tecnologia semelhante para identificar materiais ilícitos presentes em bolsas, malas, pacotes ou outros volumes que entram nas unidades prisionais.

“Nos próximos quatro meses, de forma gradual, faremos a aquisição de 15 equipamentos de cada tipo para as unidades que hoje não dispõem desses aparelhos de segurança. O sistema penitenciário ficará integralmente protegido”, informou o coordenador-geral da UGP do Moderniza-ES, Vinícius Teixeira.

Os dispositivos são de última geração e contarão com integração em rede, instalação completa, treinamento para operação, além de garantia e assistência técnica por 60 meses.

A iniciativa também atende à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que, por meio do Recurso Extraordinário com Agravo (ARE) 959620, de abril de 2025, proibiu a realização de revistas íntimas vexatórias em visitantes de presídios. Vale destacar que esse tipo de procedimento já não é aplicado no Espírito Santo há mais de uma década. 

O secretário de Estado da Justiça, Rafael Pacheco, destacou a relevância da medida.  “Esses investimentos não apenas reforçam a segurança, permitindo inspeções mais eficazes e humanas nas unidades prisionais, mas também demonstram o nosso compromisso com a modernização e a eficiência na gestão penitenciária”, afirmou.

 O investimento visa ampliar e modernizar os serviços da Secretaria da Justiça (Sejus), contemplando projetos de ressocialização, tecnologia, infraestrutura e sustentabilidade ambiental.

 

spot_img
spot_img
spot_img