― Advertisement ―

spot_img

Produtividade na indústria mantém estabilidade no 2º semestre

Um indicador importante da indústria — o que mede a produtividade das horas trabalhadas — manteve quase estabilidade no segundo trimestre deste ano, variando...

Autorizada convocação dos candidatos do Cadastro de Reserva do concurso do Iases

O governador do Estado, Renato Casagrande, autorizou, nesta quinta-feira (17), a convocação dos 94 candidatos aprovados no concurso do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) e que estavam no Cadastro de Reserva. A carga horária é de 40 horas semanais e o salário inicial de um agente socioeducativo é de R$ 3.614,04, além do auxílio-alimentação de R$ 600,00.

O diretor-geral do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), Fábio Modesto de Amorim Filho, informou que os candidatos serão convocados para o Curso de Formação. “Após alinhamento de algumas questões administrativas internas, divulgaremos o cronograma com novas datas”, esclareceu.

O edital do Concurso Público nº 001 foi publicado em setembro de 2022 com a oferta de 400 vagas para agente socioeducativo, sendo 360 delas preenchidas. Desse total, 263 eram homens e 97 mulheres. Os agentes foram distribuídos conforme as regiões locais que escolheram no ato da inscrição no concurso. A cerimônia de exercício coletivo dos 360 novos agentes socioeducativos foi realizada no dia 19 de fevereiro, no Palácio Anchieta, em Vitória.

O certame foi composto por provas objetiva e de redação, de caráter eliminatório e classificatório. O processo seletivo incluiu também as etapas de Avaliação Física; Avaliação Psicológica; Investigação Social e Sindicância de Vida Pregressa do Candidato e Curso Básico de Formação Profissional, todas de caráter eliminatório.

O Curso de Formação tem carga horária de 120 horas e foi iniciado no dia 25 de setembro, na Faculdade Estácio de Sá, em Vitória. Ao longo de 30 dias, os candidatos tiveram aulas sobre o Estatuto dos Direitos da Criança e Adolescente (ECA); Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase); Apresentação Institucional do Iases e Planejamento Estratégico; Introdução aos Direitos Humanos no Contexto Socioeducativo; Sistema de Garantia de Direitos da Criança e Adolescente (SGD); Identidade e adolescências: subjetividade e processos de socialização; Saúde do Adolescente no Contexto Socioeducativo; Atuação do Socioeducador nas Medidas Socioeducativas; Introdução à Justiça Restaurativa; Comunicação Não Violenta aplicada à Socioeducação.

Também fizeram parte do curso os temas: Programas de Atendimento Socioeducativo; Ética e Responsabilização Funcional; Diversidade Religiosa e Espiritualidade; Diversidades: Gênero e Raça; Noções Básicas de Gerenciamento de Crise; Noções Básicas de Primeiros Socorros; Noções Básicas em Inteligência Socioeducativa e Introdução ao Sistema de Inteligência; Parâmetros da Segurança Socioeducativa; Segurança Socioeducativa – Técnicas de Imobilização Tática; Segurança Socioeducativa – Técnicas de Uso da Algema; Segurança Socioeducativa – Técnicas Táticas de Uso de Escudos; Técnicas de Revista Humanizada; Escolta e Condução de Adolescentes / Jovem em cumprimento de Medida Socioeducativas e Introdução ao Uso de Tecnologias Não Letais aplicadas à Socioeducação.