― Advertisement ―

spot_img

Concurso da Polícia Penal: Convocados devem se inscrever para curso de formação na próxima segunda-feira (21)

Foi publicada no Diário Oficial do Estado dessa quarta-feira (16), a convocação para a matrícula no Curso de Formação Profissional dos candidatos aprovados no concurso da Polícia Penal do Espírito Santo (PPES). As aulas serão ministradas pela Academia de Polícia Penal (Acadeppen), com início previsto para o dia 11 de novembro de 2024 e término em 27 de janeiro de 2025.

Os candidatos aprovados até a sexta etapa do concurso devem realizar a matrícula para o curso de formação pelo sistema E-Flow, cujo link estará disponível no site da banca IBADE, a partir das 9h do dia 21 da próxima segunda-feira (21). O prazo termina às 23h59 da terça-feira (22).  As orientações para o envio da documentação, que será feito exclusivamente via E-Docs, também estão disponíveis no Diário Oficial dessa quarta-feira (16).

Um dos documentos solicitados é o atestado médico de que o candidato está apto para a prática de atividades físicas, expedido há, no máximo, 30 dias anteriores ao início do Curso de Formação Profissional, conforme publicado nesta sexta-feira (18).

O Curso de Formação Profissional é a última fase do Concurso Público para o Cargo de Policial Penal e é de caráter eliminatório.

Para o diretor-geral da Polícia Penal, José Franco Morais Junior, a recomposição do efetivo da Polícia Penal é um investimento estruturante do Governo do Estado. “Esta medida é importante para o aumento do efetivo policial, pois poderemos ampliar e qualificar ainda mais as operações de segurança no sistema prisional capixaba. O ingresso de novos profissionais será a garantia de uma continuidade desses serviços e avanço da estrutura da PPES”, destacou José Franco.

Esta será a segunda turma do Curso de Formação para Policial Penal relativa ao concurso realizado em 2023. Cerca de 300 alunos já participam da primeira turma, realizada em agosto passado.

O secretário de Estado da Justiça, Rafael Pacheco, destaca a qualificação técnica do curso de formação e a dedicação de policiais penais e alunos. “Temos avaliado o profissionalismo e a qualificação técnica dos instrutores em todo esse processo. Estamos há mais de uma década sem concurso para o sistema prisional e a chegada de novos policiais penais, que estão cheios de energia e vitalidade, só aumenta ainda mais a nossa expectativa em formar bons profissionais. A experiência valiosa dos instrutorese a energia dos novos policiais penais fornecem a competência técnica necessária para os desafios enfrentados nas unidades prisionais do Estado”, disse.

Concurso

Os candidatos foram submetidos à prova objetiva, Teste de Aptidão Física (TAF), Prova de Aptidão Psicológica e Psicotécnica, exame de saúde, heteroidentificação, investigação social, todos de caráter eliminatório.

Entre as atribuições do cargo de policial penal estão atividades voltadas ao planejamento, organização, monitoramento, execução e avaliação das atividades de rotina inerentes à gestão penitenciária e atividades assistenciais prestadas às pessoas privadas de liberdade.

A remuneração do cargo de policial penal é de R$ 4.717,08, mais auxílio-alimentação no valor de R$ 600,00, com carga horária de 40 horas semanais, conforme Lei Complementar nº 1.059, publicada no dia 08 de dezembro de 2023.