― Advertisement ―

spot_img

Valor da produção da pecuária e aquicultura chega a R$ 122,4 bilhões em 2023

Editoria: Estatísticas Econômicas | Breno Siqueira | Arte: Licia Rubinstein DestaquesValor da produção dos principais produtos da pecuária cresce 5,4% em...

Novas rainhas da Pomitafro são coroadas em noite de celebração

A noite de ontem foi marcada pela expectativa e pela vibração do público, que consagrou as novas rainhas da Pomitafro. Em um desfile repleto de beleza e talento, as candidatas encantaram os jurados e o público presente. A passarela, transformada em palco, foi cenário para as jovens desfilarem com elegância e segurança, demonstrando conhecimento sobre as culturas pomerana, italiana e afro-brasileira, as quais representavam.

O desfile para a eleição das novas rainhas da Pomitafro, que reinarão até a próxima edição do evento foi também um momento de homenagem às rainhas de edições anteriores. O concurso de eleição das rainhas foi incorporado ao evento em 1995.

Além da cobiçada faixa e coroa, as vencedoras também receberam prêmios em dinheiro e outros presentes doados por patrocinadores. Elas terão o privilégio de serem as embaixadoras de suas etnias até a próxima edição do evento.

Ao todo, nove candidatas participaram do concurso: três pomeranas (Gabriela Foerster Schultz, Kailany Pittelkow Bening e Livia Tressmann), quatro italianas (Déborah Pereira Krauser, Jackeline de Souza Betini, Leticia Barreto Avancini e Luma de Souza Jardim), e duas afro-brasileiras (Leicia Pinaffo de Oliveira e Lorrayne dos Reis Santos).

As novas soberanas eleitas foram: Gabriela Foerster Schultz (Pomerana), Letícia Barreto Avancini (Italiana) e Letícia Pinaffo de Oliveira (Afro-brasileira).

Com muita emoção, as antecessoras Kessia Wutke Gumez (Pomerana), Gabrieli Tassinari Dutra (Italiana) e Elisa de Oliveira Kempim (Afro-brasileira) passaram as faixas para as novas eleitas, que foram coroadas pelo prefeito do município, Uelikson Boone (Bolinha). A cerimônia de coroação foi conduzida pelo locutor oficial do evento, Marco Antonio.

O desfile das candidatas e a eleição das rainhas representam uma das atrações mais aguardadas da Pomitafro, encantando o público. As aspirantes à realeza estavam deslumbrantes, arrancando suspiros da multidão.

A comissão organizadora do desfile e eleição das novas rainhas foi composta por Ágatha Wutke, Paulo Tressmann, Wilham Moreira, Ivani Volz, Milena Bernardino, Mariana Tones e Loriane Brandt. Também contribuíram para o sucesso do evento Elda Mariano, Valdirene Ratzke e Graciana Helmer.

Para competir na eleição, as candidatas precisavam preencher alguns critérios, incluindo ter entre 15 e 25 anos, residir em Vila Pavão, serem solteiras, demonstrar engajamento com as questões culturais que representariam e ter conhecimento sobre sua própria etnia (Pomerana, Italiana ou Afro-brasileira).

A programação da primeira noite da 25ª Pomitafro foi enriquecida por apresentações de danças típicas realizadas por grupos infantis e infantojuvenis do município. O primeiro a se apresentar foi o Grupo Pomerano Lustige Kiner, seguido pelo Grupo Folclórico Pomerano Infantojuvenil Klair Fauhan, o Gruppo Folkloristico Piccolo Pavone Infantojuvenil e, na sequência, o Grupo de Dança Afro-brasileira do CMEAs Luiza Souza Barros Ayo (Alma Ancestral).

A noite continuou com shows das bandas Agitu’s e da dupla Victor e Sander, encerrando a programação da sexta-feira.

Programação deste sábado (31)

Na manhã deste sábado (31), a cidade será tomada pelas “Esquinas Culturais”, que oferecerão uma programação de danças folclóricas, apresentações de bandas musicais, rodas de capoeira, tocadores de concertina e o tradicional Tombo da Polenta. Os estabelecimentos comerciais também participarão, oferecendo café colonial gratuito para os visitantes.

Outros momentos imperdíveis incluem a Carretella/Percurso Pomitafro na tarde deste sábado (31). O desfile atrai milhares de pessoas e conta com a distribuição de bebidas típicas de cada uma das etnias celebradas: chope na ala pomerana, vinho na ala italiana e caipirinha na ala afro-brasileira, além da participação de grupos de dança folclórica que representam a rica diversidade cultural da região Sudeste, incluindo grupos do Espírito Santo, Bahia e Minas Gerais.

Fonte: Vila Notícias