― Advertisement ―

spot_img

Mulher bate em poste e deixa São Gabriel da Palha sem energia elétrica

  Um carro bateu e quase arrancou um poste no início da tarde desta segunda-feira (22), na rodovia ES 137, entre o bairro Santa Terezinha...

Mães não precisam sair de casa para doar leite materno no Espírito Santo; saiba como fazer

 

O Ministério da Saúde recomenda a amamentação até os dois anos de idade ou mais e, de forma exclusiva, nos seis primeiros meses de vida. No Espírito Santo, mães que têm dificuldade durante o processo de amamentação ou não podem amamentar seus bebês internados em unidades de tratamento intensivo neonatal, podem contar com a ajuda dos bancos de leite.

Esses locais não só coletam o leite das doadoras para os bebês que estão nas unidades de tratamento, mas também atuam como um ponto de apoio para as mães que amamentam seus filhos.

Leite doado para bebês prematuros e com baixo peso no ES — Foto: Arquivo pessoal

Leite doado para bebês prematuros e com baixo peso no ES — Foto: Arquivo pessoal

De acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), bebês que são amamentados ficam menos doentes e são mais bem nutridos do que aqueles que ingerem qualquer outro tipo de alimento.

A partir dos seis meses, os bebês precisam de uma alimentação variada, mas o aleitamento materno deve continuar até o segundo ano de vida da criança ou mais.

O leite materno continua sendo uma importante fonte de energia, proteína e outros nutrientes, como vitamina A e ferro.

De acordo com o Ministério da Saúde, o leite materno é a forma de proteção mais econômica e eficiente para diminuir as taxas de mortalidade infantil, sendo capaz de reduzir em até 13% os índices de mortes de crianças menores porque protege a criança de doenças como diarreia, infecções respiratórias e alergias, além de evitar o risco de desenvolvimento de hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade na vida adulta.

Para agendar a coleta de leite materno, basta entrar em contato com os bancos de leite do estado e fazer uma agendamento.

Banco de leite do Hospital das Clínicas: funciona das 6h30 às 18h30, de segunda a sexta-feira, no endereço Avenida Marechal Campos, 1.355, Maruípe, Vitória. Contatos: (27) 3335-7515 e (27) 3335-7424.

Banco de leite do Hospital Estadual Infantil e Maternidade Dr. Alzir Bernardino Alves (Himaba): funciona das 8h às 17h, de domingo a sábado, inclusive feriados, no endereço Avenida Ministro Salgado Filho, 918, Soteco, Vila Velha. Contato: (27) 3636- 3151.

Banco de leite do Hospital da Polícia Militar do Espírito Santo (HPM): funciona das 7h às 13h, de segunda a sexta, no endereço Avenida Joubert de Barros, 555, Bento Ferreira, Vitória. Contato: (27) 3636-6568.

Banco de leite Pró-Matre​: funciona de 7h às 16h, de segunda a segunda. Eles também buscam o leite na casa da doadora. Endereço: Av. Vitória, 1.114, Forte São João, Vitória. Contato: (27) 3025-0230.

Banco de leite do Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim: funciona das 7h às 19 horas, de segunda a segunda. Endereço: Rua Anacleto Ramos, 55, Bairro Ferroviários. Contato: (28) 3521-6199 / (28) 3526-6219.

Banco de leite do Hospital e Maternidade São José, Colatina: funciona das 7h30 às 17h no endereço Ladeira Cristo Rei, Centro, Colatina. Contato: (27) 2102-2144.

Banco de leite da Santa Casa de Misericórdia: funciona das 7h às 16h, de terça a quinta, no endereço Rua Dr. João dos Santos Neves, 143, Vila Rubim, Vitória. Contato: (27) 3212-7246.

Nesta quinta-feira (22), a Prefeitura da Serra inaugura um Banco de Leite Humano (BLH) dentro do Hospital Municipal Materno Infantil (HMMI). O lançamento marca a semana em que é comemorado dois anos de funcionamento da maior maternidade pública do Espírito Santo,

A iniciativa tem como objetivo a prevenção e promoção à saúde por meio da garantia do direito ao melhor alimento desde o nascimento, contribuindo para o aumento dos índices de aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses de vida e para a amamentação continuada até dois anos ou mais.

Endereço onde vai funcionar o Banco de Leite da Serra: Hospital Municipal Materno Infantil. Rua Adaucto Morais da Silva, s/n, Colina de Laranjeiras, Serra.