Mais um grupo concluiu a experiência de ser voluntário no Parque Estadual de Itaúnas (PEI), em Conceição da Barra, por meio do Programa de Voluntariado em Unidades de Conservação (PVUC), do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema). Durante quase todo o mês de julho, os participantes vivenciaram a rotina e a gestão de uma unidade de conservação.
Victor Augusto da Silva Carneiro, estudante de Biologia da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba, contou sobre sua passagem pelo PVUC. “Foi uma das melhores experiências da minha vida e a melhor dos últimos tempos. Sou muito grato aos gestores e toda a equipe por terem me acolhido e confiado para a realização de todas as atividades. O voluntariado conseguiu me lembrar qual foi o real motivo pelo qual eu escolhi a Biologia e eu sou muito grato a isso”, relatou.
Outra voluntária que saiu satisfeita com a experiência foi Luna Mendes Schunck, aluna de Engenharia Sanitária e Ambiental do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), campus Vitória. “Nunca pensei que um dia eu teria a oportunidade de poder vivenciar de forma integral uma unidade de conservação. Ser voluntária no PEI foi uma experiência incrível, desde as atividades em campo, os atendimentos no centro de visitantes até na troca com os profissionais que trabalham lá. Sou muito grata por tudo que aprendi e às experiências que tive!”, contou.
Durante o período de voluntariado, os participantes realizaram tarefas como manejo e sinalização de trilhas, recepcionam visitantes e dão apoio às oficinas realizadas pelo PEI. Eles ainda deram suporte ao Parque durante o Festival Nacional de Forró de Itaúnas, evento que traz um grande número de turistas à Unidade de Conservação.