Com o objetivo de criar um sistema para automatizar e monitorar processos de fertirrigação, um grupo de estudantes, entre eles, um bolsista do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), desenvolveu a solução por meio da agrometeorologia.
Trata-se de um Projeto Interdisciplinar (P.I) desenvolvido pelo grupo: “Plantech – Plantando Tecnologia, software e aplicativo para smartphones, tablets e periféricos afins. A demanda surgiu na Coordenação de Meteorologia do instituto, onde atua o bolsista Raphael Branco, um dos cinco idealizadores, estudante do tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
O P.I é um requisito obrigatório a cada semestre, na Faculdade UCL (Ensino Superior Unificado Centro Leste), instituição parceira do Incaper. O modelo consiste em entregar um ‘problema’ em cada curso da faculdade, do qual os alunos buscam soluções em conjunto com alguma instituição parceira, como é o caso do Incaper.
O sistema de fertirrigação desenvolvido pelos estudantes funciona como uma plataforma, na qual produtoras e produtores rurais conseguem acompanhar se o sistema está irrigando de forma adequada, a demanda nutricional de cada plantio, qual precisa ser balanceado com nutrientes, por exemplo, propriamente um gerenciador de insumos. O processo todo levou cerca de quatro meses para ser concluído.
O projeto foi dividido em três partes. A primeira foi a implementação de microcontroladores para medições precisas, tanto na fertirrigação quanto nas condições meteorológicas. Em outra etapa, o foco esteve no desenvolvimento de um aplicativo móvel para o uso dos agricultores, com fácil acesso e intuitivo. E na terceira parte, os esforços dos estudantes foram no desenvolvimento de sistema web voltado aos pesquisadores, com o fornecimento de análises detalhadas e ferramentas avançadas de gestão. Mais detalhes do projeto Plantech podem ser conferidos neste link.
Esse é o terceiro Projeto Interdisciplinar do curso, e para essa turma, foi colocado o desafio na temática Irrigação e Fertirrigação. “Há dois anos, outros estudantes desenvolveram uma miniestação meteorológica. A semente foi plantada, veio essa nova turma de alunos, e o curso seguiu com a temática ligada à agricultura. A semente foi plantada”, conta Ivaniel Fôro Maia, meteorologista do Incaper e supervisor do projeto.
“O sistema automatizado vai facilitar o produtor a gerenciar os cultivos de sua propriedade e compensar a dificuldade que muitos enfrentam com pouca mão-de-obra qualificada, problema este identificado e utilizado como sugestão na abordagem para esse P.I”, explica Raphael Branco.
Premiação
No fim de junho, o projeto foi apresentado na feira de projetos realizada pela UCL. O projeto “Plantech” levou o primeiro lugar na sua categoria. A premiação dá direito, em setembro, do grupo disputar o Inovaweek, evento de empreendedorismo universitário voltado à tecnologia, realizado pela UVV.
Acordo de Cooperação
O Incaper tem acordo de cooperação técnica para troca de saberes e informações com a Organização Social ‘Instituto UCL’, do qual a Universidade de Vila Velha é mantenedora. Esse acordo permitiu a parceria e inserção do Incaper por meio de servidores e bolsistas em eventos, como feiras e mostras universitárias.
O instituto cedeu sementes de milho imperador e milho crioulo para serem utilizadas como cultivo de exemplo da funcionalidade do sistema como um todo, no qual acontece o gerenciamento da parte nutricional NPK (Nitrogênio, Fósforo e Potássio), temperatura e umidade do solo e do ar; Precipitação pluviométrica para cálculo da evapotranspiração e, posteriormente, estimativa da lâmina de água a ser irrigada no cultivo dessa cultura de exemplo (os milhos).