― Advertisement ―

spot_img

Governo lança guia para torcedores sobre Copa América de Futebol

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) divulgou, na sexta-feira (14), o Guia Consular dos Torcedores Brasileiros para a Copa América de Futebol 2024. A...

Serviço de Inspeção Municipal (SIM) está presente em 58% dos municípios brasileiros; aponta CNM

O Serviço de Inspeção Municipal (SIM) está presente em 58% dos municípios brasileiros, segundo o levantamento da Confederação Nacional de Municípios (CNM) realizado com 3.405 municípios entre os meses de abril e junho de 2023. A presença do SIM é maior na região Sul, onde 79% dos municípios informaram prestar o serviço, seguida pelo Norte (60%), Centro-Oeste (53%), Sudeste (46%) e Nordeste (46%).

O consultor de orçamento Cesar Lima explica que o SIM faz parte do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa) — e é uma instância local responsável pela fiscalização sanitária dos produtos de origem animal.

“Serve para facilitar a inserção da produção desses municípios no mercado formal. Os municípios que estão aderidos ao Suasa, por meio do seu serviços de inspeção municipal, podem verificar a sanidade dos produtos de origem animal dos seus municípios para o mercado local, ou seja, o SIM só pode autorizar a venda de produtos de origem animal no mercado daquele município”, informa.

De acordo com o SIM, a comercialização de produtos de origem animal de forma clandestina —sem a inspeção e fiscalização adequadas— é uma infração legal, que aumenta o risco de transmissão de doenças e ocorrência de intoxicações alimentares.

O levantamento também mostra que apenas 8% dos municípios que atualmente não possuem o serviço demonstraram desinteresse em implementá-lo. Entre as razões citadas pelos gestores, em 36% dos casos (em 2023), está o baixo número de estabelecimentos agroindustriais — o que justifica a não criação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM). Em 2017, o percentual era de 54%.

Como os municípios podem aderir ao SIM?

Pessoas interessadas em aderir ao programa devem entrar em contato com a Secretaria ou Departamento de Agricultura do município em que reside. 

O serviço de inspeção também pode ser estabelecido por meio de uma associação entre municípios. Para isso, os municípios interessados e próximos devem formar um consórcio público para realizar a inspeção de forma conjunta.

Leia mais:

Abertura de mercados para o agro bate recorde histórico e cria oportunidades para novos produtos<\/a>

Sistema Unificado fiscaliza a situação sanitária dos produtos Foto: Marcello Casal Jr/Agência BrasilSistema Unificado fiscaliza a situação sanitária dos produtos Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil