A Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura de Barra de São Francisco iniciou nesta segunda-feira (20) e vai até o dia 21 de fevereiro o período de matrículas e rematrículas para o Projeto Campeões de Futuro – Atividades 2025. Em Barra de São Francisco o projeto contempla atividades esportivas nas modalidades de futebol de campo, handebol, voleibol e futsal.
As matrículas e rematrículas podem ser feitas na sede da Secretaria de Esporte e Lazer, localizada na Avenida Prefeito Antônio Valle, nº 363, bairro Irmãos Fernandes. Para efetuar a rematrícula ou nova matrícula, os pais ou responsáveis deverão comparecer à Secretaria munidos dos seguintes documentos:
- Ficha de Inscrição padronizada da SESPORT;
- Declaração Escolar;
- 01 foto 3×4 atual;
- Cópia do CPF do aluno;
- Cópia de um documento com foto dos pais ou responsável.
Dúvidas e outras informações podem ser esclarecidas pelos telefones:
- (27) 3756-8000, ramal 2092
- (27) 99647-6742 (falar com Leide)
Recadastramento
O recadastramento é uma exigência da Secretaria de Estado de Esportes do Espírito Santo (SESPORT), que, em parceria com as Prefeituras dos municípios capixabas, oferece esporte gratuito para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos.
O objetivo é promover a prática esportiva e a cultura do esporte aliada à Educação, incentivando o desenvolvimento integral, a formação de cidadania e a melhoria da qualidade de vida, com prioridade para áreas de vulnerabilidade social.
Sobre o Projeto
O projeto Campeões de Futuro oferece esporte gratuito para crianças e adolescentes capixabas, com idade entre 6 e 17 anos em todos os 78 municípios do Estado. O objetivo é oportunizar aos alunos a prática esportiva e a cultura do esporte aliada a educação, de forma a promover o desenvolvimento integral, como a formação de cidadania e melhoria da qualidade de vida, prioritariamente em áreas de vulnerabilidade social.
Os núcleos do Campeões de Futuro podem contar com até 100 alunos nas modalidades individuais ou até 200 alunos nas modalidades coletivas. No local, eles aprendem as mais diversas modalidades, como atletismo, badminton, basquete adaptado, basquete, beach handebol, bodyboard, boxe, capoeira, futebol 7, futebol de areia, futebol de campo, futsal, futevôlei, ginástica rítmica, handebol, jiu-jitsu, judô, karatê, kickboxing, Wrestling (luta olímpica), natação, taekwondo, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez.
O trabalho desenvolvido, em parceria com as prefeituras municipais, oferece todas as condições para a execução das atividades. Enquanto a prefeitura oferece o espaço e o (s) profissional (ais) de Educação Física, a Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport) oferece material, estagiário e qualificação profissional, para que os profissionais envolvidos no projeto se apropriem de conhecimento específicos da modalidade e habilidades específicas para a execução das aulas.
O projeto não visa formar talentos esportivos de alto rendimento, mas não nega que, em alguns núcleos do Estado, eles possam aparecer e se destacar em competições estudantis, intermunicipais e festivais esportivos do projeto.
Criado em 2006, o projeto segue em desenvolvimento constante e o objetivo principal do Governo do Estado, a médio e longo prazo, é inserir o maior número possível de crianças e adolescentes no programa. Por isso, os núcleos existentes estão em constante avaliação e novos podem ser implantados pelos municípios capixaba.
(Da Redação com informações da Secom/PMBSF)