― Advertisement ―

spot_img

Dormir bem: qual é a importância do sono para a nossa saúde?

Com a vida cada vez mais acelerada, muitas vezes negligenciamos o sono, mas a ciência tem mostrado que um bom descanso é essencial para...

Saúde natural: Descubra os princípios da homeopatia para uma vida tranquila

A homeopatia está entre os principais tipos de tratamentos alternativos e complementares do mundo, incluindo aqui no Brasil, onde passou a fazer parte do Sistema Único de Saúde e vem conquistando milhares de pessoas ao longo do tempo.

Ela é composta com base em vários princípios que ajudam os indivíduos a alcançar uma vida muito mais tranquila. Aqui neste conteúdo, vamos falar sobre quais são os princípios que guiam essa busca pela saúde natural.

Acompanhe!

Os princípios da homeopatia: Entenda como funcionam!

A homeopatia tem como base principal o princípio conhecido como lei da semelhança, que diz que o semelhante cura o semelhante.

Esse princípio, desenvolvido conforme os estudos e experimentos de Samuel Hahnemann, médico alemão, diz que uma mesma substância que adoece um indivíduo saudável pode curar um paciente doente.

Sendo assim, o médico começou a desenvolver um sistema cuja base era vitalista e que praticava a leia da semelhança.

Desse modo, ele propunha que dava para curar os sintomas nos doentes pelo princípio da semelhança ou similitude.

Ou seja, usando uma substância em uma quantidade menor era possível reequilibrar a energia vital do paciente e assim curá-lo.

A partir dos registros feitos a cada experimentação, ele conseguiu fazer com que seu método fosse evoluindo e aqueles que concordavam com o mesmo passam a provar várias substâncias que curavam seguindo a leia da semelhança.

Um outro princípio inerente à homeopatia é o de que o organismo humano trata-se de uma totalidade indivisível. Na visão do método, o corporal e material tem as suas funções animadas através da energia vital.

A partir disso, entende-se que o desequilíbrio ocasionado na energia vital por uma substância gera as manifestações biológicas/físicas e as desagradáveis sensações emocionais/psicológicas, levando às doenças.

Enquanto isso, segundo a homeopatia, quando estamos em nosso total estado de saúde, nossa energia vital está equilibrada e em harmonia dividida pelo nosso corpo todo.

A saúde então é obtida através da harmonia da energia virtual e o desequilíbrio dela gera um estado de doença que vai aprofundando-se em diferentes órgãos e sistemas do corpo.

Isso tudo leva a um outro princípio fundamental da homeopatia: a de que precisamos tratar um paciente doente como um todo e não apenas a parte doente.

Na medicina tradicional, o foco são os sintomas finais que o paciente está apresentando, enquanto que na homeopatia esses que surgem por último são os que desaparecem primeiro.

Logo, os outros que vieram antes deles continuam lá e é preciso solucioná-los, para então solucionar os anteriores até alcançar a cura do problema.

É baseado nisso, então, que os medicamentos homeopáticos são produzidos, entendendo que a cura vem do todo e não apenas da parte doente (ou que demonstra os sintomas finais).

Os medicamentos homeopáticos: Naturais e que ajudam a trazer uma vida mais tranquila!

Os medicamentos homeopáticos podem ser produzidos a partir de substâncias provenientes dos vegetais, minerais ou animais, desde que elas sejam diluídas a uma dose mínima que não gera efeitos tóxicos no organismo.

Na verdade, quanto menor a dose, maior será a potencialização dos efeitos positivos da substância, auxiliando assim no restabelecimento do equilíbrio da energia vital e do corpo doente.

A dinamização é o método utilizado na produção dos medicamentos homeopáticos através da diluição das substâncias.

Uma substância só poderá tornar-se realmente um medicamento da homeopatia se ela for preparada considerando todos os critérios que são estabelecidos de acordo com a famacotécnica homeopática.

Ou seja, ela precisa passar pelo processo de diluição e de dinamização, que consiste em agir a substância 100 vezes a cada diluição pela qual ela passa.

O objetivo dessa técnica é liberar de maneira eficaz o poder curativo que tem a substância no diluente, de modo que o medicamento poderá ser administrado por meio de doses infinitesimais e ser ainda eficiente.

Hoje em dia, temos dezenas de medicamentos homeopáticos que são capazes de promover uma cura integral do nosso corpo e garantir uma vida mais plena do ponto de vista físico e emocional.

Um deles é o nux vomica, ideal para o tratamento de ansiedade, da insônia, de vômitos e mesmo da ressaca.

O mais interessante é que ele é demonstrado na prática como os princípios da homeopatia são reais: mesmo vindo de uma planta tóxica, a sua produção até alcançar doses muito pequenas geram benefícios ao corpo.

Conclusão

Como você pode ver aqui, a homeopatia é um sistema terapêutico que tem como base o princípio de que o semelhante cura o semelhante, de modo que entende que uma substância que causa doença pode ser também a cura do problema.

Neste texto, mostramos como funciona o tratamento homeopático, seus princípios e como os medicamentos são produzidos.

O que achou do conteúdo de hoje sobre a saúde natural: descubra os princípios da homeopatia para uma vida tranquila?