
A Prefeitura de Barra de São Francisco, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, aprovou e apoia o projeto “Alma Sertaneja”, que oferece aulas gratuitas de viola para jovens e adolescentes de 12 a 20 anos. As aulas começaram em 15 de maio e seguem até 25 de setembro, com carga horária total de 15 horas, no Espaço Musical Fabiana Morete, no bairro Campo Novo.
O projeto “Alma Sertaneja” foi contemplado pela Lei Aldir Blanc, que incentiva a cultura nos municípios, é um dos projetos vencedores da chamada da PNAB no segundo semestre de 2024. Isso possibilitou a execução do projeto no início do segundo semestre de 2025, oferecendo aulas gratuitas de viola para jovens e adolescentes de 12 a 20 anos em Barra de São Francisco.
O coordenador e professor de música Luiz Henrique Marques da Silva destacou que, além de ensinar música, o projeto ajuda a afastar os jovens da ociosidade e do uso excessivo de celulares. “Tive a ideia de trazer um pouco da cultura da viola para os jovens. Sou grato à Prefeitura e à Secretaria da Cultura pelo apoio que tornou isso possível”, afirmou.
Entre os alunos, João Paulo Kunde Alberto, de 17 anos, já toca viola nas reuniões familiares, e Ana Clara da Silva Ferreira, de 15 anos, se encantou com o instrumento e aproveita a oportunidade de aprendizado gratuito.
Com iniciativas como o “Alma Sertaneja”, a Prefeitura reafirma seu compromisso de apoiar a cultura local e formar novos agentes culturais no município.













