
Cidadãos de todas as microrregiões do Espírito Santo já podem contribuir com a elaboração do Orçamento 2027 do Governo do Estado. Foi aberta, nesta segunda-feira (1º), a participação on-line, que deve ser realizada pelo site orcamento.es.gov.br até o dia 10 de julho.
Para participar, o cidadão deverá selecionar o município em que reside e, em seguida, a área temática de interesse. São elas: Educação, Cultura, Esporte e Lazer; Segurança Pública e Justiça; Proteção Social, Saúde e Direitos Humanos; Agricultura e Meio Ambiente; Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo; Infraestrutura; Gestão Pública Inovadora; Emprego, Trabalho e Renda; e Redução das Desigualdades Sociais.
Ao clicar em uma área estratégica, aparecerão subáreas relacionadas. É possível destacar as subáreas que julgar mais relevantes ou ainda inserir uma proposta sobre aquele tema.
Caso a demanda não esteja contemplada em uma das subáreas apresentadas, é possível acrescentar contribuições avulsas, clicando na opção “Quero participar, mas não encontrei a subárea”. O acesso ao sistema de participação é realizado via Acesso Cidadão ou pela conta Gov.BR do cidadão.
“Este é uma etapa fundamental na elaboração da peça orçamentária: ouvir as demandas e necessidades das pessoas. O Orçamento tem como premissa, claro, a responsabilidade fiscal, as diretrizes e as áreas estratégicas do governo. Mas trabalhamos, sobretudo, com uma orientação muito clara do nosso governador sobre a transparência e a necessária participação popular. São os cidadãos que vivem a realidade de cada município, portanto, são eles que têm a aptidão real de apontar para a equipe de governo quais são os principais desafios e prioridades de cada região”, destacou a subsecretária de Orçamento e secretária de Estado de Economia e Planejamento em exercício, Juliani Johanson.
Encontros presenciais
Nos meses de junho e julho, também serão realizadas as Audiências Públicas presenciais. Ao todo, serão cinco encontros presenciais espalhados por diferentes microrregiões, de norte a sul do Estado.
Na ocasião, a população tem participação direta e esse é um momento em que pode opinar e questionar sobre os projetos e as ações de Governo, com pronta e imediata resposta de gestores governamentais e intermediação de equipes técnicas.
A participação é livre, gratuita. Basta comparecer nas datas e locais dos eventos, que estão disponibilizadas no site orcamento.es.gov.br.
Confira o cronograma das Audiências Públicas presenciais:
|
DATA |
HORÁRIO |
MICRORREGIÕES |
MUNICÍPIO ANFITRIÃO |
LOCAL |
|
11/06/26 (quinta-feira) |
13h |
Central Sul, Litoral Sul e Caparaó |
Guaçuí |
Teatro Municipal Fernando Torres Av. Governador Lacerda de Aguiar, s/n – Centro, Guaçuí / ES |
|
18/06/26 (quinta-feira) |
13h |
Central Serrana e Sudoeste Serrana |
Santa Maria de Jetibá |
Auditório da Escola Cooperação Rua Jequitibá, 121 – Centro, Santa Maria de Jetibá / ES |
|
30/06/26 (terça-feira) |
13h |
Noroeste e Nordeste |
Conceição da Barra |
Igreja IDERP SEDE – Igreja de Deus Reavivamento Pentecostal Rua São João, s/n, Bairro Nova Betânia – Conceição da Barra / ES |
|
02/07/26 (quinta-feira) |
13h |
Centro-Oeste e Rio Doce |
São Gabriel da Palha |
Auditório da Escola Estadual “CEEFMTI Governador Gerson Camata” Rua João Izoton Filho, Km 05, s/n – São Vicente, São Gabriel da Palha / ES |
|
09/07/26 (quinta-feira) |
14h |
Metropolitana |
Cariacica |
Auditório do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) – Campus Cariacica Rodovia Governador José Henrique Sette, 184 – Itacibá, Cariacica / ES |
Para evitar filas, é possível realizar um pré-cadastro on-line, facilitando, assim, o acesso aos eventos. Os links para pré-cadastro estão disponíveis abaixo:
- Microrregiões Central Sul, Litoral Sul e Caparaó:
https://orcamento.es.gov.br/#/registration/70987/meeting/71003
- Microrregiões Central Serrana e Sudoeste Serrana:
https://orcamento.es.gov.br/#/registration/70987/meeting/71004
- Microrregiões Noroeste e Nordeste:
https://orcamento.es.gov.br/#/registration/70987/meeting/71005
- Microrregiões Centro-Oeste e Rio Doce:
https://orcamento.es.gov.br/#/registration/70987/meeting/71006
- Microrregião Metropolitana:
https://orcamento.es.gov.br/#/registration/70987/meeting/71007
As contribuições colhidas nas Audiências Públicas servirão de subsídio para a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA 2027), que é o orçamento anual do Estado. A peça orçamentária é de responsabilidade da Secretaria de Economia e Planejamento (SEP) e é enviada à Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) para análise e votação dos deputados estaduais.










