A moradora de Nova Venécia, professora Maria da Penha Gozzer Cimadon, se aposentou após 55 anos prestados à Educação. A informação é de Cíntia Zaché, da Rede Notícia.
Penha, que teve uma notável história em sua atuação, é formada nas áreas de História, Planejamento, Gestão, Pedagogia, Psicanálise e com Mestrado em Ciência da Educação, com estudos realizados na Escola Veneciano, Faculdade de Filosofia de Colatina (FAFIC), e em Havana, Cuba.
Durante trajetória profissional, Penha atuou como professora e gestora em diversas instituições de ensino, entre elas a EMEF “Veneciano”, EEEM “Dom Daniel Comboni”, EMEF “Dr. Adalton Santos”, EMEF “Professora Maria Rodrigues Leite”, EMEF “Stanislaw Zucoloto”, EMEIEF “Lourdes Scardini”, EMEF “Tito dos Santos Neves”, Escola de 1º Grau Pequeno Mundo, onde também foi diretora por dois anos, EEEFEM “Nestor Gomes”, Faculdade Multivix de Nova Venécia, onde lecionou por uma década, e por fim, na EEEM “Maria Dalva Gama Bernabé”, exercendo a função de diretora por 13 anos. Penha também fundou uma escola em Imperatriz, no Maranhão, em um terreno cedido pela maçonaria, que hoje, pertence ao Município.
Além de seu legado educacional, Penha, que nasceu em Santa Teresa, se destaca pelo seu envolvimento em ações sociais, com destaque nas atividades desenvolvidas na Igreja Católica, onde exerce papel como servidora da fé e da comunidade. Por lá ela faz parte da Pastoral de Exéquias, da Educação, da Família, do Apostolado da Oração e também é ministra da Eucaristia.
Penha foi casada com o saudoso advogado Celso Cimadon (in memorian), com quem teve três filhos, Roger, Chester e Clinton, e é avó de Matheus Bettim Cimadon, Isis Montovanelli Cimadon, Gabriel Bettim Cimadon, Maria de Fátima Marchesini Cimadon e Sara Bettim Cimadon.
Seu trabalho também obteve reconhecimento estadual, tendo sido premiada pela Secretaria de Estado da Educação (SEDU) pela autoria da cartilha “Nem Escrava, nem Rainha, Simplesmente Mulher”, um material de relevância social e educativa, que destaca o protagonismo feminino e a valorização da mulher em sua essência.
Para comemorar a aposentadoria, Penha, que é filha de Luis Antônio Gozzer e Rosa Forza Gozzer, foi homenageada na Superintendência Estadual de Educação, local aonde finalizou carreira, também, recebeu homenagem na Câmara Municipal de Nova Venécia, na Multivix, e na Secretaria Estadual de Educação (SEDU). “Estou agradecida por aposentar bem, graças a Deus e, com saúde. Agradecida por ter nesses 55 anos, apoio e o carinho, que significa muito para mim. Com esse exemplo de dedicação, quero incentivar as pessoas a perseguir seus objetivos e a superar desafios, os meus foram muitos. Sempre trabalhei definindo metas, traçando planos e me esforçando para alcançar os desafios, mesmo diante das dificuldades. A Educação é o alicerce de uma sociedade justa e igualitária, e eu me orgulho em fazer parte deste processo de construção de um futuro melhor, para os nossos alunos e para a nossa cidade. Para me aposentar, precisava e documentação da Corregedoria, que tem função fiscalizar e investigar irregularidades, recebendo denúncias e processando reclamações. Emocionada fiquei, ao receber os parabéns, pois em 55 anos, não tive registro de nenhuma indisciplina. Estou tão feliz e emocionada, com tamanho carinho das pessoas”, finaliza.












