― Advertisement ―

spot_img

Confira as fotos do Prêmio SiteBarra Melhores do Ano 2024

Prêmio SiteBarra Melhores do Ano 2024: uma noite inesquecível em Barra de São Francisco Neste sábado, 07 de dezembro de 2024, Barra de São Francisco...

Operação da Polícia Federal mira contrabando de vinhos argentinos trazidos ao Espírito Santo

A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta quinta-feira (26), a Operação Filoxera, onde cumpriu mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal Criminal de Vitória, e que mira o contrabando de vinhos provenientes da Argentina, trazidos ao Espírito Santo para serem comercializados sem autorização do Ministério da Agricultura, sem selo de controle da Receita Federal e sem rótulos nacionais.

Segundo a PF, a operação teve início após o compartilhamento de investigação realizada pela Delegacia de Defesa do Consumidor, da Polícia Civil capixaba. A PF aponta que o comércio dos produtos era realizado pelo Instagram e por grupos de WhatsApp. A empresa investigada não apresenta autorização para importação de vinho pelos órgãos responsáveis.

“Durante as investigações, os policiais federais da Delegacia de Repressão a Crimes Fazendários identificaram que os vinhos comercializados a partir do Espírito Santo eram adquiridos na Argentina e encaminhados para Foz do Iguaçu, de onde seguiam para São Paulo, onde uma transportadora capixaba, alvo da investigação, recebia a mercadoria e destinava os produtos ao ES, com notas fiscais ideologicamente falsas, para dar aparência de legitimidade às mercadorias”, detalhou a Polícia Federal.

Ainda segundo a corporação, os mandados de busca foram cumpridos em Cariacica e Viana, no endereço residencial de responsável pelo comércio dos vinhos e na transportadora. Durante o cumprimento do mandado de busca e apreensão nos endereços investigados foram apreendidos celulares e documentos relacionados à investigação. A pena para o crime de contrabando é de 1 a 4 anos de reclusão e multa.

spot_img