A Assembleia Legislativa confirmou para a próxima quarta-feira (8) a posse do novo deputado estadual do Norte do Estado: Antônio Carlos Machado, 59 anos, o Toninho da Emater, ex-vereador, ex-vice-prefeito e ex-prefeito de Pinheiros.
Havia uma preocupação com a representatividade da região, quando o deputado Lucas Scaramussa elegeu-se prefeito de Linhares.
O Norte acabou ficando com apenas Raquel Lessa (PP), ex-prefeita de São Gabriel da Palha, e Mazinho dos Anjos (PSDB), eleito pelo Noroeste, especialmente Barra de São Francisco, Agua Doce do Norte e Ecoporanga. Serginho Meneguelli, embora de Colatina, teve 80% dos votos no restante do Estado.
A eleição de Scaramussa permitiu o retorno de Allan Ferreira (Podemos), eleito por Cachoeiro. A eleição de Theodorico Ferraço (PP) em Cachoeiro levou de volta à Assembleia o ex-deputado Marcos Madureira.
Quem chega também é Fábio Duarte (Rede), depois que a Justiça Eleitoral recalcular o quociente eleitoral, após anular os votos do PMB por fraude na cota de gênero .
Toninho da Emater é natural de Alegre, no Sul do Estado, mas mora e atua no Norte há 36 anos. Ele assume como terceiro suplente, após Tyago Hoffmann ser nomeado secretário de Saúde.
O primeiro suplente do PSB é Bruno Lamas, que vai continuar secretário de Tecnologia. O segundo suplente é Lubiana Barrigueira, que se tornou prefeito de Nova Venécia.