― Advertisement ―

spot_img

Copa Mirim de Barra de São Francisco prossegue neste domingo

Neste domingo (15) prossegue a Copa Intermunicipal Mirim e Infantil de Futebol de Campo de Barra de São Francisco, na Associação Esportiva União do...

Mutirão de combate à Dengue na Vila Vicente

Servidores de diversas secretarias da Prefeitura de Barra de São Francisco, participaram de um mutirão de limpeza e conscientização contra a Dengue no Bairro Vila Vicente. A ação foi realizada na manhã do último sábado (13) e contou com a presença do Secretário de Saúde, Elcimar de Souza Alves, que representou o prefeito Enivaldo dos Anjos, de Meio Ambiente, Lislei Batista, de Serviços e Limpeza Pública, Oséias Simplício de Jesus, de Obras e Urbanismo, Kennedy Braz Teixeira, do Subsecretário de Obras, Isaque Antônio da Silva, da Coordenadora da Vigilância Ambiental em Saúde, Patrícia Moura, de agentes da Vigilância Ambiental em Saúde, de outros servidores públicos e da equipe de Escoteiros Cristãos Raízes da Igreja Batista Viva, sob a direção do Pastor Elias Alves Bento.

A ação visou combater os focos de possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypt em terrenos baldios, quintais e vias públicas, além de conscientizar a população local da necessidade de manter seus quintais limpos e livres de objetos com água parada. Uma máquina retroescavadeira e dois caminhões caçamba foram utilizados para a retirada de entulhos, sendo recolhidos cerca de 35 toneladas desse material.

O mutirão foi necessário, após o número de casos de dengue no bairro e no município aumentarem muito de janeiro aos primeiros dias de abril deste ano. Neste período, foram registrados 3.289 casos confirmados de Dengue, sendo 246 sinais de alarme, 6 em estado grave e 1 óbito no município de Barra de São Francisco.

Segundo o Secretário de Saúde, Elcimar de Souza Alves, os números de casos da doença são preocupantes e que a população deve ficar atenta às medidas de prevenção. “Esses números da Dengue são preocupantes no Brasil todo. Nós já atingimos até agora, no mês de abril números superiores a todo o ano de 2023, da mesma forma que o país também já ultrapassou o número de casos do ano de 2023. Então, é uma preocupação nossa de orientar e alertar a população, que a Dengue é uma doença preocupante, que se não cuidada ela pode se agravar e leva a óbito. Nós já tivemos óbito no município. Por isso nós precisamos que a população entenda essa necessidade de cuidar de suas casas e seus quintais”, declarou o secretário Elcimar.

Este é o terceiro mutirão de limpeza realizado em bairros da sede do município em 2024. Outros mutirões foram realizados nos Bairros Irmãos Fernandes e Campo Novo. Campanhas de conscientização também foram realizadas na feira livre da cidade e nas escolas, além do trabalho rotineiro de visitas as casas realizadas pelos agentes ambientais em saúde e uso do carro fumacê nas vias públicas de bairros da sede e interior do município.