A Prefeitura de Barra de São Francisco, por meio da Escola Agrícola Normília Cunha dos Santos, promoveu nesta quarta-feira (13) uma importante reunião pedagógica com representantes da Superintendência Regional de Educação do Espírito Santo. O encontro reuniu equipes pedagógicas dos municípios de Barra de São Francisco, Águia Branca, Ecoporanga, Água Doce do Norte e Mantenópolis, com o objetivo de fortalecer as ações voltadas à alfabetização infantil.
Durante a reunião, foram apresentadas e discutidas as diretrizes do PAES – Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo, iniciativa que visa fortalecer a aprendizagem das crianças por meio de um regime de colaboração entre o Governo do Estado e as redes municipais de ensino.
Estiveram presentes o assessor do Regime de Colaboração da Superintendência Regional, Madson Vargas de Sousa, os técnicos Camila Peixoto e Tiago Viana, a secretária municipal de Educação em exercício, Delma Ker, além da diretora da escola anfitriã, Lucineia Gomes da Silva.
A pauta do encontro também incluiu o acompanhamento das ações do PAES nos âmbitos regional e municipal, bem como a articulação com a Renalfa – Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização, um dos pilares do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, programa do Ministério da Educação que tem como meta alfabetizar todas as crianças brasileiras até o final do 2º ano do ensino fundamental.
A Renalfa tem como missão fortalecer a capacidade institucional das redes públicas de ensino, tanto municipais quanto estaduais, promovendo a equidade e a qualidade na alfabetização. O prefeito em exercício de Barra de São Francisco, Wanderson Melgaço, e o prefeito licenciado, Enivaldo dos Anjos, elogiaram a iniciativa.
“Esse tipo de encontro demonstra a união e a parceria entre os municípios que compõem a nossa região”, afirmaram os gestores. A reunião foi considerada um marco na articulação regional em prol da educação, reafirmando o compromisso coletivo com o direito de cada criança à alfabetização na idade certa.











