Com o objetivo de ampliar o acesso da população da zona rural aos serviços públicos, a Prefeitura de Barra de São Francisco, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), realizou o CRAS Itinerante nesta quinta-feira (16), no distrito de Monte Senir. Ao todo, 284 pessoas participaram da ação. A iniciativa levou serviços essenciais de assistência social diretamente à comunidade do interior do município, garantindo que moradores de localidades mais distantes também tivessem acesso aos programas e benefícios sociais oferecidos pelo governo municipal.
Durante as atividades, a equipe técnica realizou 34 atualizações no Cadastro Único (CadÚnico) e efetuou 9 novos cadastros. Também foram entregues 11 carteirinhas de idosos. Na recepção e orientação ao público, 28 pessoas foram atendidas. Além disso, foram realizadas visitas domiciliares a 45 moradores. A ação também contemplou a entrega de benefícios e atendimentos diversos: 25 cestas básicas foram distribuídas, 20 atendimentos unipessoais foram realizados e 73 absorventes foram entregues. Ao todo, 36 atendimentos técnicos foram registrados, além da emissão de 3 Números de Identificação Social (NIS).
De acordo com o prefeito Enivaldo dos Anjos, o CRAS Itinerante é uma estratégia importante para garantir inclusão e cidadania às famílias que vivem na zona rural. “O CRAS Itinerante representa o compromisso da nossa gestão em levar os serviços públicos a quem mais precisa. Muitas famílias vivem em comunidades mais distantes e nem sempre conseguem se deslocar até a sede do município. Por isso, estamos levando atendimento, orientação e garantindo que essas pessoas tenham acesso aos programas sociais que são seus direitos”, destacou o prefeito.
A secretária municipal de Assistência Social, Cleidmar de Almeida Resende, reforçou que a ação fortalece a presença do poder público nos territórios e amplia o acesso da população aos serviços. Segundo a Semas, o cronograma atualizado prevê atendimentos em diversas comunidades rurais ao longo do ano, facilitando o acesso da população às políticas públicas de assistência social e fortalecendo o vínculo entre o poder público e os territórios. A programação completa com datas e localidades atendidas pode ser consultada junto à Secretaria Municipal de Assistência Social.
Confira o cronograma completo de 2026:
CRAS Itinerante e Ação do Cadastro
Maio
21/05 — Itaperuna – Horário: das 8h às 14h
Junho
18/06 — Vargem Alegre – Horário: das 8h às 14h
Setembro
17/09– Paulista – Horário: das 8h às 14h
Outubro
22/10– Monte Sinai – Horário: das 8h às 14h
Novembro
19/11 – Santo Antônio – Horário: das 8h às 14h
Local: será divulgado no mês da ação.
O Cras de Barra de São Francisco contabilizou em 2025 3.626 atendimentos e ações ao longo do ano, reforçando o papel do equipamento como porta de entrada da política de assistência social no município.





























