A 351ª Junta de Serviço Militar de Barra de São Francisco realizou, nesta sexta-feira (28), a cerimônia de juramento à Bandeira Nacional. Aproximadamente 150 jovens francisquenses participaram do ato realizado na Câmara Municipal.
O ato de entrega de certificados aos cidadãos residentes no município acontece todos os anos por terem sido dispensados do serviço militar inicial e incluídos no excesso de contingente. Os jovens dispensados passam a integrar a reserva do Exército Brasileiro e adquirem direitos para com o pleno gozo da cidadania brasileira, e como reservistas assumem também a responsabilidade de ficarem prontos a fim de atender a uma eventual mobilização, quando a defesa da pátria assim exigir.
O Secretário Municipal de Direitos Humanos Defesa da Cidadania e Políticas para Mulheres, Maurício Marins, lembrou que ainda há tempo para mais jovens francisquenses realizar o alistamento militar. De acordo com o secretário a próxima convocação está prevista para o 07 de setembro, Dia da Independência do Brasil.
Maríns alertou também, que as antigas Carteiras de Registro Militar (CRM), àquelas verdinhas, não são mais válidas e por isso é necessário que o reservista procure a 351ª Junta de Serviço Militar para renovar sua CRM.
“E aproveitando a oportunidade para lembrar quem tem que as carteirinhas de certificado de revista antiga, aquela verdinha mais antiga, ela já perdeu a validade, e agora, a gente já emite a nova. E se alguém que precisar, já pode procurar a gente lá na Junta, estaremos a disposição”, ressaltou Maurício Marins.
Jaci Moraes Cardoso Neto, secretário da 351ª JSM, enfatizou a importância do compromisso dos jovens com a pátria: “O alistamento e juramento a bandeira é um compromisso que o jovem tem com a nossa pátria. Essa responsabilidade de estar pronto a defender e, além disso, é um dever cívico, que todo cidadão tem que ter. E hoje nós estamos estimando aproximadamente 150 jovens. E isso a gente tem a agradecer a atual gestão, o nosso secretário Maurício, que sempre está nos apoiando e atendendo as nossas solicitações, para o cumprimento do dever cívico militar dos jovens francisquenses.”
A solenidade não apenas marcou o cumprimento de uma obrigação legal, mas também serviu como um momento de reflexão sobre o papel de cada cidadão na construção e defesa da pátria. O compromisso assumido pelos jovens durante o juramento à bandeira reforça os laços de pertencimento e responsabilidade para com a nação brasileira.