O hortão municipal da Secretaria Municipal de Agricultura (Semag), em parceria com o Ifes, no campus do Valão Fundo, produziu 2214 kg de legumes, tubérculos, raízes, frutas e 47 caixas de verduras no mês de março.
Após as chuvas de dezembro e janeiro atingirem e prejudicarem parte da produção em fevereiro, os números tiveram um número significativamente maior, chegando a 42% de legumes, tubérculos, raízes e frutas. Já as caixas de verduras tiveram um aumento de 20,5%. Com este resultado, o município chega a mais de 56 mil kg e mais de 3 mil caixas de produtos hortícolas colhidos nos hortões desde 2021.
“O prefeito Enivaldo dos Anjos tem dado todo suporte ao projeto e a parceria com o Ifes ajudou muito a aumentar a produção e a produtividade. São dois hortões dentro do Ifes. Estou muito feliz com esse trabalho, de produzir alimentos para quem precisa”, disse Carlim.
Projetos sociais
Toda essa produção tem sido utilizada para abastecer programas sociais como o Centro de Apoio Alimentar Jesuína Destefani, o Programa Refeição Amiga, Apae, Lar dos Idosos, Casa Lar, bairros Colina, Vila Luciene, Estrela, Nova Barra, Casas Populares do bairro Colina entre outros.
O primeiro Hortão Municipal da atual gestão foi criado pelo prefeito Enivaldo dos Anjos, em março de 2021, no Polo Industrial Albuíno Azeredo.
Produção do hortão em março de 2024:
Mandioca 589 kg
Abóbora 237 kg
Jiló 251 kg
Abóbora d água 150 kg
Taioba 21 cx
Almerão 15 cx
Quiabo 232 kg
Abóbora nova 229 kg
Mamão 254 kg
Pimenta 25 kg
Banana prata 50 kg
Alface 11 cx
Banana nanica 187 kg
Berinjela 10 kg