― Advertisement ―

spot_img

Waldez Góes defende incluir Agricultura Irrigada no Eixo Água Para Todos do Novo PAC

O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, revelou, durante a 48ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH), ser...

Detran|ES participa de Pedalaço com ações de educação pela da paz no trânsito na Praça do Papa

Foto: Edmilson Heiderick

As equipes de educação e de fiscalização de trânsito do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran) marcaram presença na 25ª edição do “Pedalaço pela paz – Conte até 10!”, que aconteceu nesse domingo (23), com atividade educativa para os participantes do evento e para garantir a segurança no percurso. A organização estima que mais de três mil ciclistas atravessaram a Terceira Ponte em duas horas de pedalada, com o objetivo de promover a conscientização da cultura pela paz e orientar a direção segura no trânsito. 

Na concentração e no retorno do passeio, na Praça do Papa, em Vitória, os ciclistas que foram até o estande do Detran puderam participar da transitolândia, que é um jogo de tabuleiro em tamanho grande o suficiente para que o participante seja o pino e percorra todo o circuito proposto pelo jogo, respondendo às questões relacionadas à segurança no trânsito. Durante a atividade, os participantes recebem orientações sobre a direção segura no trânsito, tanto na bicicleta quanto em veículos ou como pedestres no dia a dia. 

O diretor geral do Detran, Givaldo Vieira, pedalou ao lado do governador do Estado, Renato Casagrande, e reforçou a mensagem da paz no trânsito. “O Governo do Estado, por meio do Detran, participa junto com e com o Ministério Público, desse evento que já é um marco no calendário dos ciclistas aqui no Espírito Santo. Ao falar da paz, nós precisamos pensar na paz no trânsito porque nós continuamos perdendo muitas vidas no trânsito e os ciclistas também são vítimas. Precisamos nos cuidar e seguir as regras quando estamos ciclistas e quando estamos conduzindo veículos. Pensar naqueles que estão na situação mais vulnerável, mais frágil. Assim, a gente vai poder comemorar esse Pealaço pela Paz, reduzindo também a violência no trânsito. Vamos pedalar pela Paz!”, convocou. 

O passeio ciclístico teve início às 8h30, quando os ciclistas saíram da Praça do Papa, em Vitória, em direção a Vila Velha, passando pela Terceira Ponte e, depois, retornaram ao ponto de partida, na Capital. A equipe de fiscalização de trânsito do Detran acompanhou todo o trajeto com as viaturas do órgão para dar segurança aos ciclistas.  

Moisés é ciclista e corredor de rua e utiliza a bicicleta como meio de transporte e para passeios. Ele falou sobre a importância da ação. “O mais importante desse Pedalaço é a conscientização, principalmente dos motoristas para respeitarem sempre os ciclistas. A bicicleta é um meio de transporte e nós precisamos muito da colaboração do motorista para ter segurança para pedalar no trânsito. Esse evento é muito importante para a cidade e para todos, para a gente trazer essa harmonia no trânsito entre bicicletas e carros”, afirmou.  

O ciclista Fabricio foi ao Pedalaço com a esposa Keila e os filhos Pedro e Mateus. “Eu estou participando pela segunda vez do evento e, neste ano, a gente trouxe nossos filhos. É bom para conscientizar as crianças porque precisamos ter paz no trânsito. Hoje em dia, a intolerância está muito grande, então temos que nos unir nessa luta pela paz. Eu, como ciclista, já passei por várias situações difíceis no trânsito e esse evento tem um papel importante na conscientização”, disse.  

Luiz Antônio Moreira fez o circuito da Transitolândia no estande do Detran antes de iniciar o passeio. “O Pedalaço é excelente. Além de ser um evento que reúne a família, é uma conscientização importante para segurança no trânsito. A gente se divertiu aqui no jogo do Detran, aprendeu sobre as regras no trânsito e ganhou um brinde no final”, contou. 

 

spot_img