― Advertisement ―

spot_img

Jorge & Mateus pode ser a atração da festa da cidade de Águia Branca

A dupla Jorge & Mateus pode ser a principal atração da festa da cidade de Águia Branca em 2024. O SiteBarra tentou contato com...

GTSECA: Agerh realiza segunda reunião do Plano de Preparação de Convivência com a Seca

Durante a reunião, a Agerh apresentou possíveis cenários do fenômeno da seca na região norte do Estado.

Minimizar os impactos nos períodos de estiagem, esse foi o tema da segunda reunião do Grupo Técnico de Contingenciamento e Mitigação dos Impactos da Seca e da Estiagem no Espírito Santo (GTSECA), realizada na tarde dessa terça-feira (07), no município de Linhares.

O GTSECA foi criado pela Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), com o objetivo de intensificar a gestão de recursos hídricos e o acompanhamento e desenvolvimento das ações necessárias nos períodos de estiagem e seca no Estado. Essa é a segunda reunião realizada pelo GT. A primeira aconteceu no município de Pinheiros, no início deste mês.

O diretor de Infraestrutura Hídrica da Agerh, José Roberto Jorge, e o engenheiro Agrônomo e assessor técnico da Agerh, Walter Batista Junior, apresentaram, durante a reunião, as ações que a Agência vem realizando para os períodos de estiagem e sobre os possíveis cenários de repetição do fenômeno da seca na região norte do Estado.

“É muito importante tratarmos os impactos da seca, principalmente em períodos que ela não está ocorrendo, pois são com ações de prevenção e de integração que teremos condições de realizarmos um plano de ações para mitigar os impactos da seca, principalmente na região norte e noroeste do Espírito Santo”, acrescentou o diretor José Roberto Jorge.

A reunião, que foi realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, Aquicultura, Pecuária e Abastecimento de Linhares, aconteceu no auditório do Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi) e possibilitou a troca de experiências dos usuários de recursos hídricos, que, na ocasião, contribuíram com importantes sugestões que podem fazer parte da elaboração do Plano de Convivência com a Seca.

Estiveram presentes na reunião produtores rurais da região, representantes do setor agrícola, cooperativa dos agricultores, sindicato dos Trabalhadores Rurais, Ministério Público Estadual (MPES), Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), Fórum Capixaba de Comitês de Bacias Hidrográficas, Cooperativa de Crédito Sicredi e Sicoob, além do Banco Nordeste e Prefeitura de Linhares.