― Advertisement ―

spot_img

Carro bate em veículo estacionado e capota em Montanha

  Imagens de câmeras de segurança mostram o momento em que um carro bate de frente com outro veículo que estava estacionado, na rua José...

Seama promove visita e encontro com gestores para consultoria visando à concessão de parques estaduais

Desde o dia 17 de janeiro, os seis parques estaduais do Espírito Santo receberam a visita da equipe técnica da empresa Ernst & Young Global Limited, que foi contratada pelo Governo do Estado para estudar as potencialidade e fragilidades dos parques e propor uma modelagem de concessão para a exploração econômica do uso público.
As visitas contaram com a presença de uma comitiva técnica de servidores da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) e do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema).
O objetivo dos encontros foi a apresentação das unidades de conservação, feitas pelos próprios gestores e ex-gestores dos parques, além da apresentação das equipes de servidores, numa ação preparatória e de reconhecimento das áreas de atuação.
Os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer de perto as histórias e curiosidades dos parques e do entorno, além de receber informações sobre a riqueza da biodiversidade das unidades. O grupo ainda participou das principais trilhas ecológicas e do avistamento dos monumentos naturais dos respectivos parques, num processo de imersão ao ambiente natural.
Para o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Felipe Rigoni, as visitas têm um papel importante para a contextualização e, neste primeiro contato com gestores locais, foi possível perceber desafios e oportunidades. “Os representantes da empresa contratada para a modelagem estão vivenciando e percebendo o grande potencial que os nossos parques têm. Nestas visitas primárias, eles têm a oportunidade de ouvirem pela voz dos gestores dos parques suas expectativas, anseios e desafios”, explica o secretário.
O processo de construção da modelagem de concessão dos Parques está na fase inicial de contratação, aguardando a liberação da ordem de serviço para dar início às atividades contratadas. A fiscalização do contrato do estudo de modelagem será realizada pela Seama. Além disso, será constituído um comitê interdisciplinar para o acompanhamento do trabalho, com a participação de representantes do Iema, da Seama, da Secretaria do Turismo (Setur) e da Secretaria de Desenvolvimento (Sedes), garantindo a participação também das comunidades do entorno dos parques.
Quais são os parques?
Os parques visitados e que serão estudados para a elaboração de uma modelagem de concessão são: Parque Estadual Paulo César Vinha (Guarapari), Parque Estadual Mata das Flores (Castelo), o Parque Estadual Pedra Azul (Domingos Martins), o Parque Estadual Cachoeira da Fumaça (Alegre/Ibitirama) e o Parque Estadual de Itaúnas (Conceição da Barra).