spot_img
spot_img

― PUBLICIDADE ―

Entenda os direitos do consumidor para trocas de presentes de Natal

Pedro Rafael Vilela O primeiro dia útil após o Natal é tradicionalmente conhecido como o “dia das trocas”, mas nem sempre os consumidores sabem quais...

Grupos em guerra nos KMs da BR 381 colocam em risco a população, diz a Polícia

Os grupos em guerra por território do movimento de tráfico de drogas na zona rural dos chamados quilômetros, em São Mateus, são integrados por elementos de alta periculosidade, que colocam em risco a segurança da população.

A região afetada, que vai do bairro Ponte, na saída de São Mateus, até Nestor Gomes,  no Km 45 da BR 381, no Norte do Espírito Santo, tem população de cerca de 25 mil habitantes – maior do que 45 dos 78 municípios capixabas.

Metade dessa população está no distrito de Nestor Gomes e o restante distribuído em outros lugarejos.

A região concentra a produção agrícola, altamente, diversificada de São Mateus, com café, pimenta-do-reino, aroeira, mamão e macadamia. Tanto possui fazendas altamente tecnológicas, quanto agricultura familiar próspera.

No processo de expansão de quatro décadas atrás, incui um assentamento do Movimento dos Sem-Terra no Córrego da Areia.

A primeira grande exposição do problema de droga na região foi quando, em 1995, a Polícia Federal flagrou, no Porto de Capuaba, em Vila Velha, 625kg de cocaína escondidas em sacos de pimenta-do-reino e cravo da índia que seriam exportados para a Bélgica.

Na ocasião, foram presos, e apontados como sócios, o holandês Ronald van Coowjik e o empresário Antonio Carlos Martins, o Toninho Mamão, na época o maior produtor de nós macadâmia e pimenta-do-reino no Estado.

AUMENTO DA VIOLÊNCIA

De acordo com a Polícia, nas últimas semanas o distrito de Santa Maria (Nova Verona) e a região dos Quilômetros (km 35 e km 41) têm registrado aumento significativo na violência, com vários homicídios ligados à disputa territorial pelo tráfico de drogas.

O motivo é a expansão do tráfico do KM 35 para Santa Maria. Criminosos do KM 35 e do Bairro Ponte estão se aliadno para tomar o controle do comércio de drogas na zona rural. O objetivo é eliminar os líderes locais, Paulo Henrique, o Pepe, e Arthur, para dominar o território.

A ocupação policial ocorrida na madrugada desta quinta-feira (25) deve-se à visão das autoridades de segurnaça de que o conflito deve continuar, com risco de novas mortes, colocando em insegurança os moradores e demandando resposta rápida do Estado.

O grupo invasor estaria melhor estruturado, contando com indivíduos de alta periculosidade.

Para conter a ação do “grupo invasor”, a Polícia Civil obteve da Justiça mandados de prisão contra Angra de Sá Pereira, mulher de um traficante de prenome Bruno, Lucas (bairro Ponte), Rafael Felissímo, os irmãos Ralf e Jardel Monteiro, Edenilson Rocha de Souza, o Psirico, além de Raynã Peterson da Conceição, egresso do regime semiaberto, Israel da silva Souza e Uélio Matos de Jesus.

De acordo com as investigações, o KM 41 também sofre ataques do KM 35 e, nessa região, os alvos são Felipe Costa dos Santos, o “Bocão”, com mandado de prisao em aberto, Rockson e Romário.

A Polícia desenvolve ações de inteligência qualificada visando à prisão dos principais nomes, monitora áreas estratégicas e rotas de acesso, mediante integração entre as forças de segurança, as Polícias Civil, Militar e Penal, para ações conjuntas.

Desde a madrugada, a Polícia, munida de 11 mandados de busca e apreensão, busca localizar e prender os envolvidos na guerra. Ninguém ainda foi preso, mas a população reagiu, agradecida, à presença da Polícia, segundo policiais envolvidos.

Os próximos passos são o monitoramente, localização e prisão dos principais alvos do KM 35.

 

Grupos em guerra nos KMs da BR 381 colocam em risco a população, diz a Polícia
spot_img
spot_img
spot_img