― Advertisement ―

spot_img

Felipe Araújo agita Festa da Cidade de Nova Venécia neste sábado (27)

A Festa da Cidade de Nova Venécia, em comemoração aos 70 anos do município, começou na última quinta-feira (25), na Praça Ivo Lobo, com...

Governo Federal reconhece situação de emergência em 14 cidades

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nesta segunda-feira (5), a situação de emergência em 14 cidades afetadas por desastres. Com o reconhecimento, os entes estão aptos a solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil, como assistência humanitária, reconstrução de infraestruturas e restabelecimento de serviços essenciais.

No Distrito Federal, a cidade de Brasília foi atingida por chuvas intensas, assim como Conselheiro Pena e Recreio, em Minas Gerais, e Segredo, no Rio Grande do Sul. Já a também gaúcha Vespasiano Correa enfrentou vendaval.

No Nordeste, Crateús, no Ceará, e Bananeiras, Bom Sucesso, Casserengue, Santa Helena, Santo André, São José de Caiana e Uiraúna, na Paraíba, enfrentam um período de estiagem. Em Japi, no Rio Grande do Norte, o que prevalece é a seca, que é um período de falta de chuvas mais longo do que a estiagem.

Como solicitar recursos

A solicitação de recursos pelos municípios em situação de emergência deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD)<\/a>. Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado.

Capacitações da Defesa Civil Nacional

A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo. Confira neste link<\/a> a lista completa dos cursos.

<\/a><\/a><\/a><\/a>

Foto: Divulgação/MIDRFoto: Divulgação/MIDR