Os ciclistas do Estado já podem utilizar a Ciclovia da Vida para fazer a travessia entre Vitória e Vila Velha em novo horário: das 5h às 23h. A ampliação do horário de funcionamento é mais um passo da promoção da mobilidade sustentável.
De acordo com o secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, desde a inauguração, em agosto de 2023, mais de 400 mil pessoas já utilizaram a via. “Identificamos uma demanda para estender o horário, principalmente para uso esportivo no início da manhã e para estudantes e trabalhadores no final do dia. A experiência adquirida na operação e toda a infraestrutura de videomonitoramento e vigilância nos dão segurança para ampliar o horário de funcionamento”, afirmou o secretário.
O acesso à Ciclovia da Vida, que tem cerca de 3,5 quilômetros de extensão e 3 metros de largura, é exclusivo para ciclistas, sendo proibido para pedestres e motociclistas. O percurso deve seguir o sentido da via na Terceira Ponte: aqueles que se dirigem a Vila Velha devem seguir pelo lado do Convento da Penha, enquanto os que seguem para Vitória devem usar o lado do Morro do Moreno. É recomendando o uso de equipamentos de segurança, como capacete, e só utilizar bicicletas em bom estado de conservação.
O acesso à ciclovia para quem sai de Vitória em direção a Vila Velha é feito sob a Terceira Ponte, próximo ao Tribunal de Justiça, conectando-se à ciclovia da Avenida Champagnat, na altura da Rua São Paulo. Em Vila Velha, o acesso se dá pela ciclovia da Avenida Champagnat com a Rua São Paulo, com chegada em Vitória nas proximidades do Corpo de Bombeiros.
Localizada abaixo e por fora da Terceira Ponte, a Ciclovia da Vida foi projetada como uma rede de proteção, coibindo suicídios e contribuindo para o deslocamento de pessoas em bicicletas entre Vitória e Vila Velha. No vão central, há um mirante com mais três metros de largura, permitindo que os usuários façam uma pausa e tirem fotos.