No último sábado (1º), a Prefeitura de Barra de São Francisco, por meio do Projeto Avivar da Secretaria de Saúde, realizou a “1ª Caminhada de Verão”. O evento reuniu idosos do município e de São João do Manteninha/MG para uma manhã de bem-estar e integração.
A caminhada começou às 7h, na Praça Arlindo Pinto da Costa, no Centro, e seguiu até a Praça Floro Lima, no bairro Vila Landinha. No destino, os participantes foram recebidos com um café da manhã especial e serviços de aferição de pressão e glicose, realizados por alunos do curso técnico de enfermagem do CEDTEC. Em seguida, a programação seguiu com aulas de zumba e hidroginástica.
O vice-prefeito Wanderson Melgaço marcou presença e destacou o compromisso da administração municipal com a qualidade de vida da terceira idade. “O Projeto Avivar incentiva hábitos saudáveis e promove o bem-estar dos idosos. É inspirador ver a disposição deles e como servem de exemplo para as novas gerações”, afirmou.
A iniciativa também encantou a equipe de São João do Manteninha. A coordenadora Patrícia Lopes Martins e a secretária de Assistência Social, Maisa Regina Xavier Campos Pires, elogiaram a estrutura do projeto. “Essa troca de experiências é enriquecedora e nos motiva a aprimorar ainda mais nossas ações”, disse Maisa.
Entre os participantes, a senhora Francisca Roza Mello, de 90 anos, chamou atenção pela energia. “Esse projeto é minha família. Se mais idosos fizessem exercícios, teriam uma vida muito melhor”, comentou.
Criado em fevereiro de 2022, o Projeto Avivar já conta com 1.500 inscritos e oferece atividades como aeróbica, zumba, hidroginástica, forró, passeios e rodas de conversa. Além disso, disponibiliza atendimento com assistente social, médico, psicólogo, enfermeira e nutricionista.
Idosos a partir de 60 anos podem se inscrever na sede do projeto, na Rua Henrique Fanti, 316, bairro Nova Barra. O atendimento acontece de segunda a quinta, das 8h às 17h, e sexta-feira, até as 16h.