O trecho da BR-381, conhecida como “Rodovia da Morte”, entre Belo Oriente e Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, também será duplicado.
A notícia foi confirmada pelo presidente da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Guilherme Theo Sampaio, que afirmou em entrevista à Rádio Itatiaia que as “grandes obras” começarão a partir do próximo ano.
“Essa duplicação de Belo Oriente a Governador Valadares vai acontecer. Até o sétimo ano de concessão, essa rodovia será duplicada neste ponto. Teremos essa solução”, garantiu Sampaio nesta sexta-feira (5).
A princípio, cerca de 70 quilômetros da rodovia não estavam incluídos no plano de duplicação, o que havia gerado insatisfação na população mineira.
A previsão inicial era apenas a construção de “terceiras faixas” na via. “Acreditamos que no quarto, quinto ano, já teremos a entrega dessa duplicação”, completou o presidente da ANTT.
Entenda a concessão da BR-381
A estrada federal que corta Minas foi a leilão em 29 de agosto de 2024, com o critério de ter a proposta com a menor tarifa de pedágio.
A Concessionária Nova 381, vencedora do leilão, será responsável por R$ 9,3 bilhões em melhorias e obras estruturantes ao longo dos próximos 30 anos.
A concessão prevê a instalação de cinco praças de pedágio em Caeté, João Monlevade, Jaguaraçu, Belo Oriente e Governador Valadares.
A empresa ofereceu pedágio gratuito no primeiro ano, além de descontos para usuários frequentes e a opção de pagamento automático.
Corredor logístico
A BR-381, construída na década de 1960, é um importante corredor logístico que liga São Mateus (ES) a São Paulo.
Nos trechos entre Governador Valadares e Mantena (Divisa MG/ES) e de Barra de São Francisco a São Mateus a via foi estaduaiizada.
Tramita na Câmara dos Deputados um Projeto de Lei conjunto dos deputados Filipe Rigoni (ES) e Hercilio Diniz (MG) pedindo a refederalização dos dois trechos, com cerca de 300km, para futura concessão e duplicação.
A expectativa nos próximos 10 anos é de grande aumento de tráfego no trecho em função do complexo logística desenvolvido pela Petrocity, com porto em São Mateus e ferrovias ligando o Centro-Oeste e Minas ao Norte e Noroeste do Espírito Santo. (Da Redação com Hoje em Dia)











