spot_img
spot_img

― PUBLICIDADE ―

Unidade de Saúde de Cachoeirinha de Itaúnas está concluída e será entregue à comunidade

A nova Unidade de Atenção Primária à Saúde (APS) do distrito de Cachoeirinha de Itaúnas, no interior de Barra de São Francisco, está concluída...

Barra de São Francisco sanciona lei que autoriza infraestrutura ferroviária no município

Antes de sair de licença, Enivaldo dos Anjos encaminhou para a Câmara Municipal de Barra de São Francisco e o prefeito interino Wanderson Melgaço sancionou, nesta sexta-feira, 18, uma lei que altera o código de posturas do município para autorizar a inclusão de infraestrutura ferroviária em seu território. A mudança legislativa é uma resposta à expectativa de implantação da Estrada de Ferro Juscelino Kubitschek (EFB JK), também conhecida como Ferrovia JK, um dos maiores projetos logísticos do país.

Com 1.188 km de extensão e um investimento estimado em R$ 14 bilhões, a ferrovia, desenvolvida pela Petrocity Ferrovias, ligará Brasília (DF) ao litoral do Espírito Santo, passando por Barra de São Francisco e utilizando parte da estrutura da Ferrovia Norte-Sul. O empreendimento, considerado a maior ferrovia privada do Brasil, tem potencial para transformar a economia da região, com geração de empregos, atração de investimentos e a possível instalação de portos secos aduaneiros.

Justificativa da lei

A proposta de alteração do código de posturas municipal destacou que a passagem da Ferrovia JK por Barra de São Francisco representa uma oportunidade histórica de desenvolvimento. A medida busca preparar o município para receber a infraestrutura necessária, facilitando o escoamento de mercadorias, o transporte de passageiros no futuro e a integração logística com outras regiões.

O texto da lei ressalta ainda que o projeto é de interesse público e beneficiará não apenas Barra de São Francisco, mas toda a Região Noroeste do Espírito Santo e cidades vizinhas de Minas Gerais, impulsionando o crescimento econômico e social.

Próximos passos

Com a sanção da lei, o município está legalmente preparado para receber as obras e investimentos relacionados à ferrovia. Agora, aguarda-se o avanço do projeto por parte da iniciativa privada e a definição dos cronogramas de implantação.

A expectativa é que, com a consolidação da Ferrovia JK, Barra de São Francisco se torne um importante polo logístico, fortalecendo sua economia e melhorando a qualidade de vida da população.

Confira mais detalhes sobre o andamento do projeto em breve!

spot_img
spot_img
spot_img