spot_img
spot_img

― PUBLICIDADE ―

Homem é preso suspeito de estuprar cunhada menor de idade em Nova Venécia

Na manhã da última sexta-feira (7), a Polícia Civil do Espirito Santo, em operação conjunta com a Polícia Militar, cumpriu mandato de prisão preventiva...

Barra de São Francisco altera Código de Posturas para receber ferrovia

O município de Barra de São Francisco é o primeiro na rota das ferrovias autorizadas da Petrocity, todas com utilidade pública federal declaradas, a se preparar para o futuro com as estradas de ferro.

O prefeito em exercício, Wanderson Melgaço, sancionou nesta sexta-feira (18) a lei municipal, aprovada pela Câmara de Vereadores, que altera o Código de Posturas do Município para autorizar a inclusão de infraestrutura ferroviária em seu território.

O projeto de lei foi enviado à Câmara pelo prefeito Enivaldo dos Anjos antes de sair de licença por 60 dias para exames médicos de rotina que não vinham sendo feitos regularmente.

Enivaldo dos Anjos, com o CEO da Petrocity, José Roberto Barbosa, em Barra de São Francisco: futuro polo logístico(Foto: Arquivo)

CORREDOR

A mudança legislativa é uma resposta à expectativa de implantação da Estrada de Ferro Juscelino Kubitschek (EFB JK), também conhecida como Ferrovia JK, e a Estrada de Ferro Minas-ES, que compõem o maior projeto logístico do país.

A proposta de alteração do código de posturas municipal destacou que a passagem da Ferrovia JK por Barra de São Francisco representa uma oportunidade histórica de desenvolvimento.

A medida busca preparar o município para receber a infraestrutura necessária, facilitando o escoamento de mercadorias, o transporte de passageiros no futuro e a integração logística com outras regiões.

O texto da lei ressalta ainda que o projeto é de interesse público e beneficiará não apenas Barra de São Francisco, mas toda a Região Noroeste do Espírito Santo e cidades vizinhas de Minas Gerais, impulsionando o crescimento econômico e social.

Com a sanção da lei, o município está legalmente preparado para receber as obras e investimentos relacionados à ferrovia. Agora, aguarda-se o avanço do projeto por parte da iniciativa privada e a definição dos cronogramas de implantação.

A expectativa é que, com a consolidação da Ferrovia JK, Barra de São Francisco se torne um importante polo logístico, fortalecendo sua economia e melhorando a qualidade de vida da população.

Além da travessia das ferrovias, Barra de São Francisco sediará uma das 11 Unidades de Transbordo e Armazenagem de Cargas (Utac), com porto  seco alfandegado.

Com o interesse dos chineses em investir no corredor bioceânico, ligando a costa brasileira à costa do Pacífico, no Porto  de Chancay, no Peru, as ferrovias da Petrocity passam a ser estratégicas, conectando o Corredor Centro-Leste ao Bioceânico em Mara Rosa (GO).

 

Barra de São Francisco altera Código de Posturas para receber ferrovia
spot_img
spot_img
spot_img