spot_img
spot_img

― PUBLICIDADE ―

Barra de São Francisco inaugura Sala da Lei Maria da Penha com atendimento humanizado 24h

Foi inaugurado na manhã desta quinta-feira (11) um novo espaço voltado ao atendimento humanizado de mulheres vítimas de violência doméstica em Barra de São...

Bairros mais violentos do ES: veja o ranking

Santa Cruz (Linhares), Bairro das Laranjeiras (Serra), Balneário de Carapebus (Serra), Jardim Botânico (Cariacica) e Aviso (Linhares) foram os bairros do Espírito Santo com mais registros de mortes violentas em 2025. A informação é de Vitor Recla, Sara de Oliveira, do g1, com dados do Observatório da Segurança Pública, que apontam que as localidades foram as que mais registraram crimes violentos letais intencionais de janeiro a setembro deste ano.

Os dados correspondem aos casos registrados de janeiro até o dia 29 de setembro deste ano, incluindo ocorrências de homicídio doloso, feminicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte.

Veja onde ficam os bairros (toque ou clique para interagir com o mapa):

  1. Santa Cruz (Linhares ): 11 casos
  2. Bairro das Laranjeiras (Serra): 7 casos
  3. Balneário de Carapebus (Serra), Jardim Botânico (Cariacica) , Aviso (Linhares): 6 casos
  4. Cobi de Baixo (Vila Velha), Glória (Vila Velha) e São Torquato (Vila Velha) e Ulisses Guimarães (Vila Velha)e Castelo Branco (Cariacica): 5 casos

Em Santa Cruz, bairro de Linhares que lidera o ranking em todo Espírito Santo, o número de crimes registrados representa 27,5% das mortes violentas em todo o município. Dos 40 casos registrados na cidade, 11 foram no bairro.

De acordo com o chefe da 16ª Delegacia Regional de Linhares, delegado Fabrício Lucindo, parte dos crimes registrados no bairro Santa Cruz acontecem dentro dos residenciais Jocafe I e II que estão localizados na mesma região, o que segundo o delegado podem influenciar no crescimento dos números.

“Todas as ocorrências que acontecem no Jocafe I e II estão incluídas no bairro Santa Cruz. O que nós estamos tentando fazer é separar esses dois bairros para que a estatística criminal possa ser definida de uma forma mais correta”, explicou o delegado Fabrício Lucindo, chefe da 16ª Delegacia Regional de Linhares, em entrevista à TV Gazeta.

Dados do observatório também mostram que , no Espírito Santo, quatro em cada 10 mortes violentas registradas acontecem no fim de semana. Ao todo, 39,70% dos casos de homicídio doloso, feminicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte registrados em 2025 foram no sábado e domingo.

O dia da semana com mais casos é o domingo (20,93%), seguido do sábado (18,77%), sexta (13,95%), segunda (12,62%), quarta (12,29%), quinta (10,96%) e terça (10,47%).

“A concentração dos homicídios nos finais de semana se explica em parte pelo aumento no consumo de álcool e substâncias ilícitas, em parte simplesmente porque autor e vítima se encontram em locais de lazer”, disse Henrique Herkenhoff, professor do mestrado e doutorado em segurança pública da Universidade Vila Velha – UVV/ES.

O painel também mostra que a maior parte dos casos ocorreu no período da noite (31,56%). As vítimas são do sexo masculino (90,20%) e o meio mais utilizado é arma de fogo (66,78%).

“É importante destacar esse aspecto de que o perfil das vítimas é mais ou menos o mesmo do perfil dos autores, e isso tem muito a ver, inclusive, com o envolvimento com o tráfico. Então boa parte desses homicídios é uma disputa, derivam de disputas entre traficantes”, ressaltou Herkenhoff.

 

spot_img
spot_img
spot_img

Preço da soja em queda