
A Área de Proteção Ambiental de Conceição da Barra (APACB) está participando da campanha “Rastros de uma vida”, que tem o objetivo de sensibilizar a população e proteger os ecossistemas costeiros. A iniciativa foca na sensibilização sobre a proibição do trânsito e do estacionamento de veículos, incluindo carros, motos e quadriciclos, em faixas de areia e áreas de restinga.
A primeira ação da campanha, promovida pela APA, foi realizada em formato de blitz educativa, contando com abordagens diretas aos condutores, adesivagem de veículos e um diálogo próximo com moradores e visitantes. A atividade ocorreu de forma integrada, reunindo o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), o Centro Tamar Guriri, e a Polícia Militar Ambiental.
Com um cronograma de ações educativas planejado para se estender até o período do Carnaval, a campanha busca mitigar os severos impactos ambientais causados pela circulação irregular, como a compactação do solo, a degradação da vegetação nativa e os riscos à segurança dos banhistas.
“Um dos pontos centrais da mobilização é a proteção da fauna silvestre, especialmente durante o atual período de desova das tartarugas marinhas, que ocorre entre os meses de setembro e março. O tráfego de veículos na areia representa uma ameaça direta à sobrevivência desses animais, podendo resultar no esmagamento de ninhos, no atropelamento de filhotes e na alteração das características naturais das áreas utilizadas para a reprodução das espécies”, explicou a servidora do Iema que atua na APA de Conceição da Barra, Fernanda Martins.











