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Aeroportos regionais: Ministério de Portos e Aeroportos abre consulta pública para o Programa AmpliAR; saiba mais

Gestores estaduais, municipais e representantes de concessionárias e companhias aéreas têm até o dia 15 de janeiro de 2025 para participar de consulta pública sobre o Programa de Investimentos Privados em Aeroportos Regionais, o AmpliAR<\/a>. O Ministério de Portos e Aeroportos abriu, na última terça-feira (17), a consulta para colher contribuições da sociedade sobre a estrutura do programa, o modelo proposto e os investimentos previstos para cada aeroporto.

Com o AmpliAR, o ministério pretende atrair investimentos privados para a malha aeroportuária regional e conectar áreas remotas aos principais aeroportos brasileiros. A estimativa do governo é que o programa gere mais de R$ 5 bilhões em investimentos privados, beneficiando diretamente até uma centena de aeroportos regionais. 

O modelo permitirá que as concessionárias assumam a gestão de aeroportos regionais deficitários por meio de processo competitivo simplificado. Na primeira fase do programa, o foco será em 50 aeródromos situados na Amazônia Legal e no Nordeste (ver lista abaixo). A expectativa é de que o leilão de blocos de aeroportos deverá ocorrer no primeiro semestre de 2025.

O Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, ressaltou que o modelo do AmpliAR é inédito e visa incorporar blocos de aeroportos aos contratos de concessão existentes. As concessionárias devem investir na modernização e gestão dos terminais até o fim do contrato. Em troca, segundo Costa Filho, as concessionárias poderão ter os contratos reequilibrados. “Estamos criando um caminho sólido para garantir uma solução duradoura para os aeroportos regionais estratégicos. O modelo atrai investidores pela oportunidade de aprimorar seus contratos atuais enquanto ajudam a conectar o país de forma mais eficiente”, concluiu.

AmpliAR: lista dos aeródromos contemplados 

Bloco 1: AC/AM

  • Marechal Thaumaturgo (AC)
  • Tarauacá (AC)
  • Carauari (AM)
  • Eirunepé (AM)
  • Lábrea (AM)
  • Santo Antônio do Içá (AM)
  • São Paulo de Olivença (AM)

Bloco 2: AM1

  • Barcelos (AM)
  • Fonte Boa (AM)
  • Manicoré (AM)
  • Santa Isabel do Rio Negro (AM)
  • São Gabriel da Cachoeira (AM)

Bloco 3: AM2

  • Apuí (AM)
  • Borba (AM)
  • Itacoatiara (AM)
  • Maués (AM)
  • Parintins (AM)

Bloco 4: AP/PA

  • Almeirim (PA)
  • Breves (PA)
  • Salinópolis (PA)

Bloco 5: PA1

  • Itaituba (PA)
  • Jacareacanga (PA)
  • Novo Progresso (PA)
  • Oriximiná (PA)

Bloco 6: PA2

  • Paragominas (PA)
  • Redenção (PA)
  • São Félix do Xingu (PA)
  • Tucuruí (PA)

Bloco 7: RO

  • Cacoal (RO)
  • Costa marques (RO)
  • Guajará-Mirim (RO)
  • Vilhena (RO)

Bloco 8: Nordeste

  • Guanambi (BA)
  • Lençóis (BA)
  • Paulo Afonso (BA)
  • Barreirinhas (MA)
  • Araripina (PE)
  • Garanhuns (PE)
  • Serra Talhada (PE)
  • São Raimundo Nonato (PI)

Bloco 9: MA/TO

  • Bacabal (MA)
  • Balsas (MA)
  • Araguaína (TO)

Bloco 10: MT1

  • Aripuanã (MT)
  • Cáceres (MT)
  • Juína (MT)
  • Tangará da Serra (MT)

Bloco 11: MT2

  • Canarana (MT)
  • Porto Alegre do Norte (MT)
  • Primavera do Leste (MT)

Em roadshow<\/a> com as concessionárias que atuam no país para apresentar o programa, o Secretário Nacional de Aviação Civil, Tomé Franca, explicou que a primeira fase do AmpliAR se concentrará em aeródromos de áreas que enfrentam um déficit de infraestrutura aeroportuária. Esses terminais foram selecionados com base no Plano Aeroviário Nacional (PAN)<\/a>, um documento que direciona os investimentos para os locais com maior custo-benefício social.

“Em parte dessas cidades só há acesso por barcos, por onde chegam produtos de saúde, alimentos e combustível. Com estiagem, que ocorre com maior frequência na região Norte, alguns municípios acabam ficando completamente isolados. Baseado em uma análise técnica reconhecida pelo TCU, que sugeriu usar a metodologia do PAN como referência para planejamento, a implantação do AmpliAR resulta em múltiplos impactos para o desenvolvimento regional e traz benefícios para diversas áreas”, afirmou.

AmpliAR: consulta pública

A página para o envio de contribuições para a consulta pública pode ser acessada no portal do Governo Federal, Participa + Brasil.
https://www.gov.br/participamaisbrasil/consulta-ampliar<\/a>.

A consulta pública apresenta duas minutas de documentos para receber contribuições da sociedade:

  • Portaria que institui o AmpliAR – Estabelece as diretrizes gerais do programa e os objetivos de fomentar investimentos privados em aeroportos regionais deficitários;
  • Primeiro edital do processo competitivo – Regulamenta o processo inicial de concessão, incluindo a sugestão de blocos de aeroportos que compõem a primeira rodada do AmpliAR.

Para mais informações, acesse: https://www.gov.br/portos-e-aeroportos<\/a>

Aeródromo de Tarauacá (AC). Foto: Ascom/Deracre
Aeródromo de Tarauacá (AC). Foto: Ascom/Deracre

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