― Advertisement ―

spot_img

Inspeções regulares e manutenção adequada ajudam a identificar e corrigir problemas antes que causem interrupções no trabalho.

Questões relacionadas à canalização podem causar grandes inconvenientes em qualquer ambiente, especialmente em locais de trabalho, onde podem ser mais complexas e afetar diretamente...

Como fazer camisetas silk screen

5 diferentes tipos de tênis para usar nas atividades físicas

Conheça as principais características dos diferentes tipos de tênis para as mais variadas práticas físicas.

Na hora de escolher o tênis para praticar atividades físicas, as pessoas costumam levar em conta fatores como preço, últimos lançamentos do mercado ou estética. Porém, a escolha de um tênis feminino ou masculino não pode levar em conta apenas esses aspectos.

Para potencializar os resultados da sua prática física e também evitar lesões, é importante conhecer o tipo de tênis ideal para o exercício que você irá realizar. Neste texto, conheça mais sobre cinco tipos de calçados e as razões das suas características serem tão importantes para realizar determinado exercício sem problemas.

Tênis para corrida

Quando se fala em tênis e atividade física, a primeira coisa que vem à mente é a corrida. Nesse caso, a pessoa deve optar por modelos que ofereçam amortecimento reforçado. Por outro lado, é aconselhável evitar os tênis com molas excessivamente separadas ou solados mais altos no calcanhar, já que favorecem o desequilíbrio e podem causar quedas.

Um detalhe importante para acertar na escolha para essa atividade física é conhecer o seu tipo de passada, já que isso é importante para evitar lesões e outras consequências graves. Durante a corrida, quando a ênfase ao tocar o solo é com a parte de dentro dos pés, essa passada é considerada pronada. Quando a maior participação nas passadas é da parte de fora, a pisada é supinada. E quando o contato com o solo é feito de forma bem distribuída, a pisada é neutra.

Portanto, conhecer o seu tipo de pisada é essencial para que você possa procurar o tipo de tênis de corrida que mais se adequa ao seu estilo. Isso evitará torções, desgaste articular, contusões e outros problemas que afetam os membros inferiores.

Tênis para musculação

Já para quem faz musculação, o tipo de tênis ideal deve oferecer estabilidade e conforto. Nesse sentido, os modelos mais indicados são aqueles feitos de couro e nylon, uma vez que garantem sustentação aos pés e também a boa circulação do ar. Em relação ao solado, o ideal é que ele seja mais rígido, feito com materiais capazes de garantir aderência ao solo e segurança aos pés.

Tênis para ginástica

Além da musculação, existem as aulas de ginástica coletiva, que inclui modalidades diversas como step, zumba, street dance e jump. Visando o aumento do gasto calórico e a perda de peso, esses exercícios combinam diversos movimentos, que incluem giros, trotes e saltos.

Por causa disso, os joelhos e tornozelos acabam expostos a muita pressão. Portanto, o calçado apropriado para a ginástica deve ser aquele que oferece amortecimento combinado a tração e impulso. Preferencialmente, o solado deve ser macio, possuir boa aderência e ser flexível, a fim de não prejudicar a flexibilidade e agilidade.

Tênis para crossfit

Os últimos anos foram marcados pelo aumento considerável na procura pelo crossfit, uma alternativa muito chamativa para quem quer melhorar o condicionamento físico e manter a forma. Essa prática realiza uma combinação de exercícios baseados em movimentos naturais que o corpo executa diariamente, favorecendo o fortalecimento muscular, a resistência e a flexibilidade.

E essa prática também demanda cuidados especiais na hora de escolher o tênis mais apropriado. Para evitar lesões, o tênis deve disponibilizar estabilidade, principalmente dando suporte ao tornozelo, o que oferece mais tração e flexibilidade aos movimentos. Assim, o usuário tem a garantia da segurança para executar todos os movimentos da prática, mas também tendo liberdade para realizá-los.

Tênis para futebol

Há ainda um tênis para quem tem vontade de praticar futebol, popular esporte no Brasil e que oferece uma atividade bem dinâmica para o usuário. As famosas chuteiras são caracterizadas por terem travas no tamanho certo, permitindo que os jogadores possam firmar os pés no solo. 

A chuteira também permite as condições certas para que o jogador corra nos campos de grama sintética. Um detalhe importante é que como os chutes e passos com a bola demandam precisão, esses tênis possuem cadarços localizados lateralmente.

Dólar: moeda atingiu R$ 5,03