― Advertisement ―

spot_img

O que a ciência diz sobre a “ressaca”, considerada como a ‘ansiedade depois de beber’

*Blair Aitken , Universidade de Tecnologia de Swinburne e Rebecca Rothman , Universidade de Tecnologia de Swinburne / Revista The Conversation Você teve uma ótima...

25ª Pomitafro: uma festa para ficar na história de Vila Pavão

A 25ª edição da Pomitafro, o festival de integração de etnias mais tradicional do Sudeste do Brasil, ocorreu entre sexta-feira (30) e domingo (01/9) no Parque de Festa, em Vila Pavão. O evento, que já acontece há 35 anos, consolidou-se como um verdadeiro caldeirão cultural, unindo tradições e celebrando a diversidade.

Durante os três dias de festa, as ruas de Vila Pavão se transformaram em um vibrante palco de música, dança e cores, criando uma atmosfera de alegria e celebração. As casas, comércios e prédios públicos da cidade foram adornados com as cores e símbolos da Pomitafro, recebendo de braços abertos os visitantes, artistas, dançarinos e grupos de dança da região Sudeste, que participaram de oficinas e atividades culturais, além de desfrutar da rica culinária local.

A programação diversificada destacou a rica herança étnica da cidade, atraindo cerca de 40 mil pessoas e proporcionando uma experiência única de integração cultural. Organizada por uma comissão gestora e realizada por voluntários, com apoio da Prefeitura e da Câmara Municipal, a Pomitafro envolveu praticamente todos os segmentos da sociedade organizada local.

A infraestrutura do Parque de Festa foi revitalizada para o evento, com melhorias na acessibilidade, iluminação e barracas típicas, além de um estacionamento amplo e gratuito para os visitantes.

Abertura oficial

A abertura oficial aconteceu na sexta-feira (30), às 18h, com a inauguração das barracas típicas na Praça de Alimentação.

O ponto alto da noite foi o desfile para a escolha das rainhas pomerana, italiana e afro-brasileira. Ao todo, nove candidatas participaram do concurso: três pomeranas (Gabriela Foerster Schultz, Kailany Pittelkow Bening e Livia Tressmann), quatro italianas (Déborah Pereira Krauser, Jackeline de Souza Betini, Leticia Barreto Avancini e Luma de Souza Jardim), e duas afro-brasileiras (Leicia Pinaffo de Oliveira e Lorrayne dos Reis Santos).

As novas soberanas eleitas foram: Gabriela Foerster Schultz (Pomerana), Letícia Barreto Avancini (Italiana) e Letícia Pinaffo de Oliveira (Afro-brasileira).

Além da cobiçada faixa e coroa, as vencedoras também receberam prêmios em dinheiro e outros presentes doados por patrocinadores, e terão o privilégio de serem as embaixadoras de suas etnias até a próxima edição do evento.

A comissão organizadora do desfile e eleição das novas rainhas foi composta por Ágatha Wutke, Paulo Tressmann, Wilham Moreira, Ivani Volz, Milena Bernardino, Mariana Tones e Loriane Brandt. Também contribuíram para o sucesso do evento Elda Mariano, Valdirene Ratzke e Graciana Helmer.

A programação da primeira noite da 25ª Pomitafro ainda foi enriquecida por apresentações de danças típicas realizadas por grupos infantis e infantojuvenis do município. O primeiro a se apresentar foi o Grupo Pomerano Lustige Kiner, seguido pelo Grupo Folclórico Pomerano Infantojuvenil Klair Fauhan, o Gruppo Folkloristico Piccolo Pavone Infantojuvenil e, na sequência, o Grupo de Dança Afro-brasileira do CMEAs Luiza Souza Barros Ayo (Alma Ancestral).

A noite continuou com shows das bandas Agitu’s e da dupla Victor e Sander, encerrando a programação da sexta-feira.

Sábado cultural

No sábado (31), as “Esquinas Culturais” tomaram conta da cidade, com uma programação repleta de danças folclóricas, apresentações musicais, rodas de capoeira, tocadores de concertina e o tradicional Tombo da Polenta. Os comércios locais também contribuíram, oferecendo café colonial gratuito aos visitantes.

Outro momento marcante foi a Carretella/Percurso Pomitafro na tarde de sábado. O desfile, que atraiu milhares de pessoas, contou com a distribuição de bebidas típicas de cada etnia: chope na ala pomerana, vinho na ala italiana e caipirinha na ala afro-brasileira, além das apresentações de grupos de dança folclórica representando a diversidade cultural da região Sudeste, com participantes do Espírito Santo, Bahia e Minas Gerais.

 

Domingo de encerramento

O domingo, 1º de setembro, foi marcado por um dia inteiro de festa. As atividades começaram cedo, com a abertura da praça de alimentação às 8h, seguida pelas animadas apresentações do grupo da Melhor Idade ao som do forró de concertina, garantindo uma manhã cheia de música e dança. Às 11h, o público pôde saborear um almoço típico nas barracas tradicionais.

À tarde, o evento continuou com um show da Banda Musical Sol Maior e, às 13h, o Festival de Danças Folclóricas trouxe ainda mais energia e cor para o palco, celebrando a rica herança cultural da região.

A noite de encerramento começou com o show da Banda Toni Boni, e culminou com a apresentação da dupla Antony e Gabriel, que subiu ao palco para encerrar a 25ª Pomitafro com muita música e emoção.

Fotos: Cleber Sabino, Iris Zanotelli e da Rede Notícia.

spot_img